O planeta Gradius está condenado. Apenas tu, ao comando do protótipo do caça Vic Viper, poderás salvar Gradius e a galáxia dos maléficos Bacterions.
Gradius, o primeiro jogo desta série clássica, introduziu um sistema agora familiar de recolher cápsulas para dinamizar as capacidades da tua nave, tais como mísseis, aumento de velocidade, raios laser, campos de força, entre outros.
Terás de utilizar as tuas habilidades como piloto e escolher as tuas armas com sabedoria, à medida que enfrentas ondas de inimigos e vilões gigantescos. Nunca te esqueças: acerta no centro do alvo!