Cabe a Mega Man, um robô criado pelo génio Dr. Light, percorrer dez níveis únicos e derrotar os desleais Robot Masters concebidos pelo maléfico Dr. Wily.
Ao derrotar cada vilão, Mega Man passa a poder utilizar a sua arma caraterística, o que lhe trará vantagem para os níveis seguintes - uma técnica ainda utilizada na série hoje em dia.