Proto Man, em tempos o fiel irmão de Mega Man, enlouqueceu misteriosamente, raptando o Dr. Light e forçando Mega Man a entrar em ação.
Com a ajuda do seu novo companheiro Beat, um pássaro robótico, e do seu leal cão-robô Rush, Mega Man tem de combater em oito níveis emocionantes e derrotar os Robot Masters que aí se escondem.
Desafia a gravidade no nível Gravity Man, destrói os obstáculos no nível Stone Man e domina as ondas no nível Wave Man, antes do confronto final!