As aventuras originais de Ryu Hayabusa para a NES tiveram a sua conclusão com Ninja Gaiden III: The Ancient Ship of Doom. Acusado erradamente de homicídio, Ryu terá de lutar por entre sete níveis repletos de ação para limpar o seu nome.
Armado com a sua fiel espada e com poderes de ninja, Ryu conta agora com a capacidade de agarrar-se a plataformas e tubos para atacar os seus inimigos com maior rapidez, quer por baixo quer por cima. Precisarás de todas as habilidades de Ryu para derrotares as forças do Mal e desvendar o verdadeiro culpado.