Mike Jones é um miúdo normal que vive uma aventura extraordinária. Quando o seu tio, que é arqueólogo, desaparece numa ilha deserta, Mike parte à descoberta dos segredos tenebrosos que se escondem no paraíso.
StarTropics inclui dois modos de jogo: explora a ilha a pé ou no submarino do teu tio e luta contra monstros usando várias armas e itens. O lançamento original para a NES incluía uma carta na caixa do jogo com uma mensagem oculta, que foi agora incluída no manual eletrónico para a versão da Consola Virtual.