História
Os Monster Scouts são famosos pelo seu talento na arte de treinar monstros: domam animais selvagens e reúnem criaturas fantásticas que participam depois em batalhas ferozes contra outras equipas de Monster Scouts. Os comandantes mais corajosos destas criaturas reúnem-se todos os anos no Monster Scout Challenge, onde se debatem pelo título de "campeão do mundo".
Mas só a simples viagem até à Monster Arena em que o evento decorre já de si é difícil uma vez que só os melhores podem ir e é complicado assegurar a passagem numa nave. O nosso herói, um jovem Monster Scout desejoso de participar no campeonato, viaja para longe na Albatross, com destino à Monster Arena. Infelizmente, a nave é desviada por uma terrível tempestade e aterra numa ilha desconhecida...
A ilha é um local perigoso, cheio de monstros exóticos. Mas, mais importante do que isso, os passageiros da Albatross estão agora espalhados por toda a ilha e o nosso herói não tem alternativa senão assumir o controlo, persegui-los e encontrar uma forma de fugir da enigmática ilha!
Lily Gilder acredita que tem o que é preciso e diz que nada a impedirá de obter o que deseja. Verdade ou não, ninguém parece querer saber. Ela parte para o Monster Scout Challenge para se tornar a "número 1".
Eugene Poole é um fã de longa data do Monster Scout Challenge que regressou robustamente para competir. É verdade que já é um pouco velho mas a idade é apenas um estado de espírito, certo?