Quando a série Mega Man avançou tecnologicamente da NES para a Super NES, o próprio Mega Man acompanhou esta evolução.
Cem anos depois das aventuras do herói original, Mega Man X tem como protagonista um robô de uma geração mais poderosa conhecido como X. Com a ajuda de Zero, um Maverick Hunter, terá de lidar com uma nova ameaça: os Reploids.