Nesta sequela do jogo clássico de disparos Gradius, a tua nave superdimensional tem de impedir uma invasão de temíveis alienígenas e descobrir o caminho de regresso ao seu planeta natal.
Alternando entre níveis de deslocamento lateral e vertical, o jogador terá de enfrentar vagas de inimigos, à medida que recolhe itens para melhorar a sua nave, e derrotar os bosses que se encontram no final de cada nível.
Os seis níveis, inspirados nos do jogo anterior, foram fielmente reproduzidos a partir da versão dos salões de jogos e oferecem uma grande variedade de ambientes diferentes, desde um inferno escaldante, passando por um cinturão de asteroides ou até um campo de minas repleto de projéteis vulcânicos.