Se pensas que sabes como é ser um caçador de recompensas atrás do ecrã, pensa novamente. Faz pontaria ao perigo com o comando revolucionário da Nintendo.
O Sector Zero da Base da Federação Galáctica está a ser atacado por Piratas do Espaço. Samus tem de conseguir ligar o gerador para reactivar o sistema de defesa. Mas, no final do seu percurso, alguém terrível espera por ela.
A guerra iniciada por Dark Samus e pelos Piratas do Espaço atravessa muitos planetas à medida que tentam corromper todos com sementes Phazon. Os jogadores utilizam o Comando Remoto Wii e o Nunchuk para explorar as paisagens extraterrestres, procurar armas e informações e destruir as sementes. No entanto, salvar os planetas da Corrupção não é suficiente. Eventualmente, os jogadores terão de derrotar Dark Samus, o inimigo mortal de Samus.
Além de utilizarem o Comando Remoto Wii e o Nunchuk para obter funcionalidades fantásticas como fazer pontaria e explodir coisas em pleno ar ou a alta velocidade, os jogadores vão também dispor de uma grande variedade de armas. Mesmo à moda Metroid, estas armas vão ser melhoradas à medida que o jogo avança. Além disso, o comando vai poder ser utilizado para vários outros elementos do jogo que ultrapassam os tradicionais modelos de tiro em First-person Shooters.