De volta ao planeta
Captain Olimar acabou de regressar a casa e está contente por estar inteiro. Depois de aterrar num planeta extraterrestre, aprendeu rapidamente que a única forma de escapar era utilizar os talentos de Pikmin: as criaturazinhas mais engraçadas que, sob o seu comando, procuravam os restos da sua amada nave. Com apenas 30 dias para completar a missão antes de o oxigénio se esgotar, Olimar nunca esquecerá os Pikmin que os ajudaram quando ele mais precisou.
Mas o lar nem sempre é doce, e parece que o empregador intergaláctico de Olimar, Hocotate Freight, enterrou-se em dívidas, na sua ausência. Enquanto o presidente da firma narra esta triste história a Olimar, o explorador larga inadvertidamente um objecto obtido numa das suas viagens. Torna-se claro que este mero pedaço de metal, avaliado em 100 Pokos, será a solução para os problemas de Hocotate Freight.
Olimar terá, simplesmente, de regressar ao perigoso planeta e encarregar-se mais uma vez de Pikmin. Afinal, se coisas aparentemente insignificantes atiradas a um canto valem 100 Pokos, angariar os fundos necessários para pagar o empréstimo sem um restritivo limite de 30 dias deveria ser simples. Certo?
Desta vez, Olimar não estará sozinho- o seu parceiro Louie junta-se à aventura. E depois dos perigos encontrados na sua última viagem, Olimar ficará contente com um par extra de mãos para ajudar a comandar Pikmin e a lidar com a curiosa colecção de habitantes hostis que o aguardam.