As Notas de Louie - Devaneios de um Comparsa
Às vezes, pergunto-me para que serve todo o bem. Quer dizer, o Olimar até é um sujeito porreiro, só que adora ser ele a mandar. Eu encaro isso calmamente, uma vez que a nossa missão no planeta dos Pikmin é apresentar-me a inúmeras criaturas espantosas, desde as super assustadoras até às verdadeiramente deliciosas! Não haveria maneira de o Olimar dar conta do trabalho por si só e eu penso que nós, na verdade, formamos uma bela equipa. Encaremos os factos: não há nada como uma boa parceria. Uma vez que fiz alguma pesquisa sobre o assunto recentemente, supostamente, devo sabê-lo.
Vê o caso do Mario e do Luigi, uns italianos expatriados no Mushroom Kingdom sobre quem já deves ter ouvido falar. O Luigi nunca teve reais hipóteses. É esgalgado e desajeitado e o seu irmão rechonchudo é que fica na ribalta, simplesmente porque apareceu primeiro.
Nos bons velhos tempos, Luigi teria agrado em experimentar qualquer coisa (desde que o Mario experimentasse primeiro); hoje em dia, mal se dá por ele, nunca fica com a miúda e é constantemente comparado ao sucesso do seu irmão - mesmo apesar de conseguir saltar mais alto! Talvez seja assim por ele estar sempre a arranjar maneira de se meter em sarilhos, mas pensa: deve ser difícil estar na pele do indivíduo parvalhão e magricela que precisa sempre de ser salvo ou que é deixado para trás.
Depois, há o Donkey Kong e o Diddy Kong: estes tipos não são gorilas arrasadores, são macacos dóceis que passam a vida a salvar a pele um do outro à vez. Depois de eu e o Olimar termos mais passado por mais aventuras, acredito que ele também precise de ser salvo algumas vezes.
O Diddy Kong começou apenas por ser um camarada do Donkey Kong, que o idolatrava por ser um herói grande e forte. Porém, agora, ele próprio é um herói com um chapéu emblemado. Sabes, costuma-se dizer que nunca se deve trabahar com crianças ou animais, e o Diddy Kong é ambas as coisas. Ficarei atento, à espera de um sinal de rapto do Olimar. Poderia ser a minha oportunidade para brilhar! (Nota para mim próprio: aprende do Diddy, arranja um chapéu de bom aspecto, de preferência, com o símbolo de um produto qualquer.)
Algumas pessoas procuram um parceiro durante toda a sua vida. Outras encontram-no na erva alta, mas, apesar de o Pikachu ser o melhor amigo do Treinador de Pokemon, num mundo que ambos têm de defender, continua a não haver uma relação de igualdade! O treinador dita as regras, alimenta o seu pequeno companheiro amarelo, decide quando é que ele fica espantosamente fofo e ajuda-o a esquecer movimentos traumáticos sem utilidade - e ninguém se lembra do nome do treinador, nestes tempos em que o Pikachu é que é o famoso! Ele tem jeito para se autopromover, tem o perigo guardado numa embalagem e dá impressão de que ficaria delicioso mergulhado em molho picante... será que devia pensar em repetir o meu nome mais vezes?
Porém, no que diz respeito a parcerias de referência, a história da aventura épica de Link e Navi com a Ocarina of Time até em Hocotate deu que falar! Esta dupla provou que o teu tamanho não tem nada a ver com o barulho que podes fazer! Ele é uma grande arrastadeira monossilábica verde. Ela é pequenina, mas é provavelmente a comparsa mais barulhenta de sempre! Ela é toda do género "OUVE! Há aqui algumas informações muito úteis sobre o teu inimigo!" ou "OUVE! Notaste naquela coisa em que é evidente que ainda não notaste?".
Já que penso nisso, aquilo que realmente falta em mim e no Olimar é um grande inimigo! O Link e a Navi têm o Ganondorf, o Mario e o Luigi têm o Bowser, o King K. Rool persegue o Donkey e o Diddy Kong, e o Pikachu e Aquele Outro Indivíduo têm sempre alguma Equipa em cima deles! Por outro lado, eu não gosto particularmente de fazer inimigos. Alguns talvez digam que eu próprio sou o meu pior inimigo!
Quanto ao Olimar e eu, somos apenas dois rebeldes bem parecidos que se juntaram por acaso para salvar o mundo... de uma dívida aterradora inteiramente causada por factores que escapam ao meu controlo. Porém, já temos aquilo que torna cada um destes duos especial: somos grandes amigos, e o Olimar, pelo menos, compreende o que se está a passar quando lhe é dito para "premir A", independentemente do que isso signifique.