28 de abril de 2016 - O destino de duas nações está nas tuas mãos em Fire Emblem Fates, com lançamento exclusivo para a família de consolas Nintendo 3DS a 20 de maio. O mais último jogo da série de estratégia por turnos fará os seus jogadores escolherem um lado. Com as três versões disponíveis poderão escolher o seu próprio caminho: ao lado da sua família de sangue em Hoshido, ou ao lado da família que os criou em Nohr, ou então poderão optar por não tomar qualquer partido em Birthright, Conquest e Revelation respetivamente.
Fire Emblem Fates é o mais recente título da série a seguir ao aclamado Fire Emblem: Awakening, e chega à Europa a 20 de maio, após o lançamento de maior sucesso de sempre da série nos EUA ainda no início deste ano. Cada nova versão do jogo da série Fire Emblem percorre diferentes nações e continentes em certas alturas da sua história, e vê o jogador assumir controlo de um exército em constante crescimento numa tentativa de prevenir a guerra e de restaurar a paz no reino.
Pela primeira vez na série Fire Emblem, o avatar personalizável do jogador, Corrin, é o protagonista principal. Criado entre a família real no reino de Nohr, a sua vida transformar-se-á para sempre quando descobre que afinal a sua família de sangue é Hoshido, e que foi raptado ainda em criança pelo temível rei Nohrian, Garon. No entanto, ambas as nações estão à beira de uma guerra, e Corrin deve escolher se quer defender o reino onde nasceu, reformar o regime do local onde cresceu ou rejeitar ambos os lados do conflito numa tentativa de estabelecer a paz entre os dois reinos.
Independentemente do caminho que Corrin escolher - proteger Hoshido em Birthright, juntar-se a Nohr em Conquest ou recusar qualquer aliança em Revelation - o percurso da história mudará de maneira significante, oferecendo experiências diferentes que se adaptarão a vários estilos de jogo e níveis de jogabilidade. Ao escolherem Birthright terão acesso aos Challenge Maps, permitindo aos jogadores ganharem experiência e dinheiro quando quiserem, um pouco como em Fire Emblem: Awakening. Portanto, este caminho é ideal para principiantes, ou para quem Fire Emblem: Awakening foi o seu primeiro contacto com a série. Conquest, no entanto, integra um elenco de personagens recrutáveis diferente e não contém Challenge Maps, resultando num crescimento económico e das personagens mais limitado, sendo assim um desafio mais duro que se assemelha a jogos mais antigos da série Fire Emblem, e por esse motivo é recomendado para os jogadores veteranos. Revelation, disponível apenas através de download, representa o derradeiro desafio dos três caminhos e revelará a verdade que se esconde por trás da guerra, e é aconselhável para aqueles que concluíram previamente um ou os dois outros caminhos. Revelations também incluirá Challenge Maps e permitirá o recrutamento de todas as personagens, à exceção de duas das duas campanhas anteriores, e traz uma nova personagem exclusiva de Revelation.
Os combates na série Fire Emblem são compostos geralmente por pequenos exércitos de soldados recrutados contra forças em constante crescimento, que lutam pelo restabelecimento da paz nas suas nações. Os combates são jogados por turnos e requerem uma planificação cuidadosa pois qualquer movimento em falso ou ataque falhado colocará o pequeno exército numa posição vulnerável em relação à investida do inimigo. A estratégia é um fator de grande importância, uma vez que caso uma das unidades do jogador seja derrotada em combate no modo Classic, será então eliminada para sempre, ou sofrerá demasiados danos e será incapacitada de regressar ao campo de batalha para prestar ajuda.
No modo Casual, introduzido em Fire Emblem: Awakening, as personagens derrotadas são reavivadas após cada batalha. Fire Emblem Fates apresenta agora o modo Phoenix, onde qualquer aliado caído conseguirá recuperar após cada turno de jogo, oferecendo um nível de dificuldade mais fácil para os menos experientes e para jogadores que queiram concentrar-se mais na história. Com os modos Phoenix, Casual e Classic, jogadores de todos os níveis terão a possibilidade de ultrapassar cada combate de acordo com as suas capacidades.
Os jogadores mais familiarizados com a série Fire Emblem encontrarão também formas de combate nunca antes vistas. Ao aceder a Dragon Veins no mapa, poderão criar e percorrer novos caminhos, e o terreno pode ser alterado de forma a melhorar a progressão ou a atrasar o inimigo, dando lugar a possibilidades táticas sem precedência. O triângulo das armas - onde machados vencem contra lanças, lanças vencem contra espadas e espadas vencem contra machados - também foi expandido e inclui magia, arcos e armas adicionais. Por isso, se pretendes manter os teus aliados em segurança, planear e criar estratégias cuidadosamente é agora ainda mais importante.
Após cada combate, os jogadores poderão passar o seu tempo na sua base de operações onde irão interagir com personagens recrutadas, melhorar as suas defesas para manter os inimigos afastados e construir novas estruturas, algumas das quais são exclusivas de Hoshido ou Nohr, e que permitem a compra de novas armas e itens. Amigos podem desafiar-se em combates por turnos tanto no modo online como no modo multijogador local; cada lado pode levar para o campo de batalha até cinco das suas unidades preferidas onde será definido quem é o derradeiro estratega.
Para os que desejarem mais conteúdos adicionais têm a opção de comprar Fire Emblem Fates Map Pack 1 através da Dragon’s Gate, acessível após completarem o capítulo 6 a partir de 20 de maio. Os 11 mapas descarregáveis que constituem este conjunto serão lançados periodicamente a partir de julho, oferecendo uma série de desafios extra, oportunidades para ganhar mais experiência e dinheiro e até mesmo a possibilidade de recrutar uma personagem nova. Nos finais de julho será lançado na Europa o Map Pack 2, que incluirá mais seis mapas descarregáveis com conteúdos suficientes para manter os fãs entretidos o verão inteiro. Durante a distribuição de cada Map Pack serão incluídos certos conteúdos adicionais gratuitos.