Star Fox Zero – Entrevista à equipa de desenvolvimento: 1.ª parte
Olá a todos! Chamo-me Akinori Sao, sou escritor e criei a revista japonesa de jogos «64 Dream» (agora conhecida como "Nintendo DREAM") há quase 20 anos. Depois de vários anos como chefe de redação dessa publicação, há alguns anos atrás decidi afastar-me da linha da frente. Sempre quis viver em Quioto, onde está localizada a sede da Nintendo, e acabei por ficar. Por lá, comecei a colaborar com livros, revistas e sites, continuando, em simultâneo, a trabalhar como escritor freelance. Pode dizer-se que sou uma espécie de mercenário da escrita.
O último pedido que recebi foi o de entrevistar a equipa por trás do título Star Fox Zero para a Wii U, lançado em 22 de abril na Europa. Fui à sede da Nintendo falar com Shigeru Miyamoto, que foi produtor e diretor-supervisor deste jogo, juntamente com o diretor, Yugo Hayashi, e fiz-lhes algumas perguntas sobre o que se passou nos bastidores durante o desenvolvimento do jogo.
Esta entrevista foi dividida em três partes: o tema da primeira parte é a necessidade de garantir que o jogo tivesse um aspeto apelativo e que fosse uma experiência realmente imersiva. Questionei os dois diretores sobre o que fizeram para concretizar a visão que tinham para este último Star Fox. Vejamos então o que tinham a dizer. Cá vamos nós!
Sao: Star Fox 64(1) para a Nintendo 64 foi lançado há quase 19 anos. Miyamoto-san, fizeste parte de uma mesa redonda de produtores no Tokyo Game Show(2) como convidado especial antes de o título ter sido lançado. Lembras-te desse evento?
1. Star Fox 64: O segundo título da série Star Fox foi lançado para a Nintendo 64 em abril de 1997 no Japão e em outubro de 1997 na Europa, com o nome Lylat Wars.
2. Tokyo Game Show: Um evento da indústria de jogos de computador e videojogos, que se realiza todos os anos em setembro, em Tóquio no Japão.
Sao: Bem, isso não me surpreende nada. Afinal, já foi há 19 anos! (risos) De qualquer forma, tive a oportunidade de entrevistar-te a seguir a essa reunião na mesa redonda e de falar contigo sobre Star Fox 64.
Sao: Começámos por falar sobre o grau de dificuldade do jogo. Depois, comentei contigo que havia muita conversa desta vez. E tu respondeste-me que realmente tinhas falado muito na mesa redonda, mas que isso se devia ao facto de estares tão entusiasmado. Mas percebeste-me mal, porque o que estava a dizer era que naquele título as personagens falavam muito! (risos)
Miyamoto: Então, não era eu que estava a falar muito! Eram as personagens de Star Fox 64! (risos)
Sao: Isso! (risos) As frases com voz são um elemento muito importante dos títulos da série Star Fox. Mas, ao mesmo tempo, não eram algo fora do comum na época. As personagens dos jogos tendiam a falar bastante.
Miyamoto: Pois é, tens razão. Estava na moda usar atores de voz para as frases faladas das personagens. No entanto, pessoalmente, achava que se as frases fossem repetitivas ou não tivessem muita ligação com o que estivesse a acontecer no jogo, era melhor não ter nada.