O nosso foco durante o desenvolvimento
Olá a todos! Chamo-me Akinori Sao e sou um escritor que se enche de alegria sempre que ouve o tema de Star Fox. Mas adiante! Bem-vindos à última parte – ou ao último nível, se preferirem – da nossa entrevista sobre Star Fox Zero. Na entrevista anterior, Miyamoto falou-nos, com uma alegria juvenil, de como foi trabalhar como diretor pela primeira vez em 20 anos.
Nesta última conversa, vamos discutir o processo de desenvolvimento do jogo e descobrir que planos tinham este diretor veterano, Miyamoto, e este jovem novato, Hayashi, para Star Fox Zero. Como seria de esperar, também vamos falar sobre Star Fox Guard, que foi lançado em conjunto com Star Fox Zero, bem como uma curta de animação que podes ver online. Muito bem, vamos a isso!
Sao: Apesar de haver um número infindável de aspetos divertidos em Star Fox Zero, queria perguntar-vos quais foram os aspetos da jogabilidade em que mais se focaram no desenvolvimento do jogo?
Miyamoto: Para mim, o mais importante era o jogador sentir que era realmente o piloto.
Sao: Acho que grande parte disso tem a ver com as vozes que ouves no cockpit, aquelas de que falámos na primeira parte desta entrevista.
Miyamoto: Sim, esse foi um dos aspetos importantes. Também há a forma como podes desenvolver a tua própria estratégia individual e pô-la em prática, podendo assim aumentar a tua pontuação.
Sao: Sim, é importante que não te atires para a ação às cegas. Primeiro, há que criar uma abordagem tática e, depois, experimentá-la.
Miyamoto: Isso mesmo. Num jogo de ação, acho que isso te faz sentir que concretizaste algo importante. Os jogos de ação podem ser difíceis. Tenho a certeza de que há muitos jogadores que gostariam que fossem um pouco mais fáceis. Mas, para mim, o que mais me atrai num jogo de ação é o facto de quanto mais jogares, melhores irem ficando as tuas habilidades. O que quero dizer é que alguém que pode não ser muito bom quando começa a jogar, tem espaço para melhorar e pode divertir-se muito a fazê-lo. Quisemos criar um jogo em que isso é possível. Não é verdade, Hayashi-san?
Hayashi: É verdade, pois. Da última vez, falámos do posicionamento dos edifícios, mas passou-se a mesma coisa com os inimigos e outros objetos. Começava por discutir a sua localização com Miyamoto-san e depois passava bastante tempo a aperfeiçoá-los. Está tudo estruturado para que possas jogar cada nível vezes e vezes sem conta e assim ires melhorando a tua pontuação gradualmente.
Sao: Certo. Então, fizeram-no de forma a que os jogadores o achem um pouco difícil quando começam a jogar. Mas, se insistirem, começam a melhorar de forma consistente.
Miyamoto: É isso. Podes jogar o mesmo nível quantas vezes quiseres; vais sempre descobrir coisas novas. Mas, posto isto, num jogo destes, é natural que desenvolvas a tua própria abordagem a cada nível.
Sao: Então, à medida que vais jogando os mesmos níveis outra e outra vez, vais adotando uma forma pessoal de os abordar.