DAEMON X MACHINA é um novo jogo de ação com mechs para a Nintendo Switch cujo lançamento está previsto para 2019. O seu desenvolvimento está a cargo de Kenichiro Tsukuda, uma figura bem conhecida nesta categoria de videojogos, não só pelo trabalho na popular série Armored Core como pelo envolvimento em muitos outros jogos, incluindo a série Fate/EXTELLA.
Na entrevista que se segue, Kenichiro Tsukuda dá-nos a conhecer um pouco do processo de desenvolvimento do jogo.
DAEMON X MACHINA é um jogo de ação de ritmo rápido que vos convida a jogar na pele de um piloto conhecido como Outer e a participar em combates equipados com um fato-armadura de nome "Arsenal". Como Outers, combaterão inimigos numa variedade de missões, ao mesmo tempo que personalizam as armas do vosso Arsenal.
Tendo trabalhado em títulos como a série Armored Core, conta já com bastante experiência nesta categoria. Como pretende fazer deste o melhor jogo de ação do género atualmente no mercado?
Assegurando-nos de que se adequa à era em que vivemos. Os ambientes em que as pessoas jogam estão sempre a evoluir e a mudar. E agora, com a Nintendo Switch, é possível jogar em casa e em qualquer lado, e também online.
Ao acrescentar funcionalidades de que os jogadores poderão usufruir não só no próprio jogo como de forma adaptada a cada um dos ambientes em questão, esperamos criar um jogo que apele a um público vasto.
Em termos de jogabilidade, fizemo-lo de forma que seja possível combater ao estilo que quiserem. Podem obter novo equipamento e alterá-lo em tempo real no campo de batalha, para que seja possível alterar as táticas em qualquer altura. Estamos também a trabalhar no sentido de fazer com que seja possível treinar e personalizar os vossos mechs e reforçá-los para lá de mero equipamento. Isto significa que qualquer pessoa deverá poder jogar da forma que quiser independentemente das suas habilidades.
A história decorre após a queda da lua e a alteração do mundo. O vosso inimigo imediato é a inteligência artificial. Quando a lua caiu, a humanidade construiu paredes chamadas Ovals de forma a limitar a catástrofe. Para a sua reconstrução, fabricaram maquinaria e redes controladas por esta IA.
Contudo, devido ao poder de partículas de energia denominadas Femto que se espalharam quando a lua caiu, a IA foi mutada e tornou-se um inimigo da humanidade denominado "Arms of Immortal".
Entretanto, indivíduos poderosos determinados a controlar esta nova energia decidiram expulsar a IA dos Ovals com a ajuda dos Outers, humanos com poderes especiais outorgados pela Femto que trabalham como mercenários.