Parte 5 do Boletim Metroid Dread: Os poderes da Samus Aran
Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.
Samus Aran, a caçadora de recompensas mais poderosa da galáxia, é uma profissional reputada que concluiu muitas missões consideradas praticamente impossíveis. Neste artigo examinamos as habilidades e o arsenal à disposição da Samus.
A Samus perdeu a família quando era criança após um ataque devastador dos Space Pirates. Os Chozo, uma raça com traços semelhantes a pássaros, acolheram a jovem Samus e criaram-na no planeta Zebes. A nossa heroína recebeu um transplante de ADN Chozo que alterou a sua fisiologia e lhe permitiu adaptar-se ao ambiente hostil do seu novo lar.
Antes de empreender as suas aventuras sozinha, a Samus foi recrutada e treinada pela Galactic Federation. O rosto que se esconde sob o seu casco está envolto em mistério.
"A Samus é uma verdadeira profissional que trabalha de maneira discreta e calma. Por isto, poderia pensar-se que é uma pessoa fria e distante, mas não é assim. Pelo contrário, a Samus é uma mulher de bom coração, como demonstra o facto de ter exibido misericórdia mediante a cria Metroid durante a sua missão para erradicar esta enigmática espécie. Talvez a cria se tenha apercebido da natureza carinhosa da Samus quando a tomou por sua mãe."
O canhão emblemático da Samus no qual o seu braço direito está inteiramente integrado é capaz de disparar dois projéteis: raios velozes e mísseis destrutivos. Uma vez que o canhão é uma parte intrínseca da Samus, esta é capaz de alternar entre ambos os modos de disparo com total liberdade.
Em Metroid Dread os jogadores podem atacar a partir de quase qualquer ângulo enquanto correm, saltam ou se agarram a determinadas paredes e peitoris.
O raio é a habilidade ofensiva básica da Samus. Adquirindo melhorias tem a possibilidade de modificar a sua potência e as suas propriedades, como por exemplo, aumentar o seu alcance ou acrescentar outras funções.
Uma dessas melhorias é o Grapple Beam, que funciona de forma semelhante a uma corda e que permite assim à Samus agarrar-se a sítios específicos com o seu canhão. Depois de fazer isto, a Samus é capaz de usar o raio para mover objetos ou para balançar-se até lugares fora do seu alcance.
Ao contrário dos raios, o número de mísseis – projéteis compactos mas altamente destrutivos – de que a Samus dispõe é limitado, mas também pode ser aumentado com upgrades às habilidades. A Samus é capaz de aumentar a sua capacidade de mísseis adquirindo tanques de mísseis e tanques de mísseis+ espalhados pelo mundo. Esperamos que não vos escape nenhum!
"Podem executar ataques em salto e em corrida. Em Metroid: Samus Returns para a Nintendo 3DS, a Samus tinha de ficar imobilizada num ponto para apontar e disparar. Agora têm a possibilidade de apontar para a frente em distintos ângulos enquanto correm. Será assim mais fácil atacar à distância sem deixarem de mover-se."
"Em Metroid Dread a grande maioria das ações, como o Arm Cannon e os Melee Counters, pode ser realizada a partir de praticamente qualquer posição. O nosso objetivo era permitir aos jogadores manterem a velocidade e o impulso em qualquer altura, para que passar de um estilo de jogo para outro fosse o mais fluido possível."