Parte 3 do Boletim Metroid Dread: Sete aspetos que definem a saga 2D
Bem-vindo ao Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.
O primeiro jogo Metroid foi lançado em 1986 para a Family Computer Disk System no Japão (há 35 anos!) e chegaria à América do Norte e à Europa mais tarde para a Nintendo Entertainment System. Quer nunca tenhas jogado um título da série quer pretendas apenas refrescar a memória, aqui ficam sete aspetos que definem um jogo Metroid.
Samus Aran
A personagem principal, Samus Aran, é uma caçadora de recompensas que sozinha conseguiu derrotar múltiplas ameaças galácticas. Consta que é a guerreira mais potente da galáxia.
"Muitos conhecem a Samus graças à série Super Smash Bros. Uma nota: a lutadora Samus Armadura Zero, que também aparece em Super Smash Bros., é a mesma Samus, mas desprovida da sua armadura especial."
"Em Metroid Dread, a armadura da Samus parece ter mudado substancialmente em relação às suas missões anteriores. Isto deve-se ao facto de a armadura orgânica de Metroid Fusion, que sofreu uma transformação única na sequência do ataque do parasita X e da injeção de uma vacina elaborada com os Metroid, ter recuperado gradualmente o seu aspeto original, mais mecânico."
Os Metroids
Esta forma de vida flutuante possui a habilidade aterradora de aderir a outros organismos e absorver a sua energia.
Inicialmente, os Metroids foram criados artificialmente pelos Chozo, uma raça de seres inteligentes determinados a estabelecer harmonia na galáxia. O seu objetivo era destruir os perigosos parasitas X, provenientes do planeta SR388.
Alguns tentarem usar os Metroid como arma, devido à sua habilidade para absorver energia, o que viria a desencadear inúmeros conflitos no passado.
A Galactic Federation enviou a Samus para o planeta SR388 com o objetivo de erradicar os Metroids. Após concluir a missão com êxito, regressou com uma cria de Metroid. O primeiro ser que a dita cria viu foi a Samus, pelo que acabou por considerá-la como a sua mãe. Pouco depois produziu-se um confronto com os Space Pirates devido à cria e esta terminou por sacrificar-se corajosamente para salvar a Samus no combate que se seguiu. Nas missões posteriores da Samus, a espécie acabaria por extinguir-se por completo.
"Se nunca jogaram um título da série, é possível que não conheçam uma personagem de aspeto semelhante a uma medusa no "Metroid" que dá nome ao jogo. É possível até que alguns de vós tenham pensado que Metroid era o nome da Samus..."
"Embora os Metroids se tenham extinguido no momento em que se desenrolam os acontecimentos de Metroid Dread, é interessante especular sobre o papel que poderiam desempenhar na história!"
35 anos de história
Até à data, a história da série Metroid abrange 35 anos, desde o primeiro Metroid, lançado em 1986 para a Family Computer Disk System no Japão. O jogo seria lançado posteriormente na América do Norte e na Europa para a Nintendo Entertainment System em 1987 e 1988, respetivamente.