Entrevista com os criadores — Edição 8: Fire Emblem Engage — Capítulo 2
Agora que temos um bom entendimento do panorama e do tema deste jogo, gostaria que nos aprofundássemos nos visuais. A Mika Pikazo-san (6) foi escolhida como ilustradora para tratar do design das personagens deste título desde o início?
(6) Ilustradora nascida em Tóquio, em 1993. Depois de terminar o ensino secundário, interessou-se por tecnologia de vídeo, design para publicidade e música da América do Sul e mudou-se para o Brasil, onde viveu durante cerca de dois anos. Desde o seu regresso ao Japão, já trabalhou em vários géneros de arte, incluindo design de personagens, design de logótipos e artigos para marcas de roupa, ilustrações para capas de romances e capas para álbuns em CD.
Tivemos vários candidatos. Estávamos à procura de um artista cujo estilo atraísse um público vasto — incluindo jogadores mais jovens — e com a capacidade de retratar uma variedade de personagens. Entre os candidatos, os desenhos da Mika Pikazo-san eram coloridos, vivos e destacavam-se bastante! Encaixaram-se na perfeição com a direção vistosa que queríamos dar a este título. Foi uma votação unânime, com toda a equipa de desenvolvimento a concordar que seria ela a escolhida.
Então... falaram com ela e pediram-lhe para desenhar umas 50 personagens sem nenhuma informação sobre o jogo, como se nada fosse? (Risos)
Se a Intelligent Systems pede a alguém para desenhar 50 personagens, é bastante óbvio que é para um novo jogo Fire Emblem, não é? (Risos)
Bem, eu achei que seria preferível sermos diretos na nossa abordagem. Dito isto, ela tinha uma preocupação. Como costuma desenhar personagens jovens, estava preocupada com o seu nível de confiança para o design de algumas personagens. É verdade que as competências do designer não devem limitar-se a desenhar nobres fixes e raparigas jovens. Em Fire Emblem, há uma série de personagens, como soldados experientes, e, além disso, o designer tem de conseguir desenhar armaduras, armas e criaturas como pégasos.
As primeiras personagens foram o Alear, a Alear e a Céline. Achámos melhor começar com as personagens masculinas e femininas principais. Estes são alguns dos designs simples do primeiro esboço.
Com base no panorama do jogo, ela apresentou várias propostas, com diferentes penteados e esquemas de cores e afins. Depois, tivemos conversas entre a nossa equipa interna para determinar a imagem da personagem.
Acho que essa é uma das características únicas do trabalho da Mika Pikazo-san. Ela usa cores de destaque aqui e ali e encontra o equilíbrio certo. É mais fácil de entendermos se olharmos para os desenhos dela finais, mas, apesar de usar cores ousadas, eles não parecem planos. Têm um acabamento natural, e essa é uma das excelentes qualidades dos desenhos dela.