Entrevista com os criadores — Edição 8: Fire Emblem Engage — Capítulo 3
Temos vindo a falar sobre criar pares de personagens e Emblems há algum tempo. Como foi desenvolvida a funcionalidade Engage, que é uma parte fundamental da jogabilidade dos Emblems?
(9) Um sistema semelhante ao da hierarquia triangular de um jogo de pedra, papel ou tesoura, em que cada um dos três elementos é forte contra um dos elementos e fraco contra o outro. Este jogo mantém que a espada vence o machado, o machado vence a lança e a lança vence a espada. O triângulo das armas é uma característica da jogabilidade de títulos anteriores da série Fire Emblem.
Mas não era só equilibrar o triângulo das armas que era difícil. Para Fire Emblem Engage, queríamos uma direção clara e vistosa, mas tínhamos receio de que, se tornássemos as personagens demasiado fortes desde o início, os jogadores não achassem o jogo muito desafiante. Além disso, devido à natureza do jogo, em que o jogador move estrategicamente as personagens numa grelha, era difícil introduzir uma habilidade que fosse demasiado dinâmica, até para os Emblems.
Embora tenhamos criado várias habilidades diferentes, a designer dos níveis (10) disse: "Se a personagem puder mover-se até cinco casas na grelha ao fazer Engage com o Sigurd (11), a tática fica arruinada e nem sequer há batalha!" Do nosso lado, achávamos que as personagens precisavam de mover-se mais do que isso, caso contrário não seríamos capazes de comunicar o aumento do movimento das personagens, nem seria apelativo. (Risos)
(10) Responsável por equilibrar o jogo através do design dos níveis e terrenos do jogo e do posicionamento das personagens.
(11) Uma das personagens principais que apareceu em Fire Emblem: Genealogy of the Holy War. Nesse jogo, o Sigurd aparece como um dos Emblems. Sempre que uma personagem faz Engage com o Sigurd, essa personagem passa a poder mover-se mais cinco casas na grelha do que o habitual.
Mas, a não ser que permitíssemos que cada Emblem usasse habilidades de destaque, não iríamos conseguir comunicar o apelo da sua aparência e das suas habilidades. Então pedimos ao diretor de planeamento, o Ishii-san (12), que se juntasse à equipa a meio do desenvolvimento para que, de alguma forma, fizesse com que tudo funcionasse, incluindo as distâncias de movimentação dramáticas e o teletransporte.
(12) Yuya Ishii. Trabalha no Departamento de Planeamento e Desenvolvimento da Intelligent Systems. Diretor de planeamento de Fire Emblem Engage. Trabalhou na interface do utilizador, na programação do som, etc., para Fire Emblem Awakening e Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia, lançados para a Nintendo 3DS. Também esteve bastante envolvido no planeamento do jogo Code Name: S.T.E.A.M., também lançado para a Nintendo 3DS.
Depois de muitas conversas, decidimos deixar os jogadores utilizarem a funcionalidade Engage desde o início do jogo, mas agora esse sistema, que é o fulcral no jogo, não podia ser implementado facilmente. Estávamos ansiosos porque não sabíamos se realmente iríamos conseguir alcançar isso.