Cryogear é um jogo de plataformas pixel art ambientado num mundo de ficção científica aberto e impulsionado por uma exploração recompensada. Controla o clone reprogramado G.3.4.R, enquanto ele descobre o mundo, aprende novas habilidades e desvenda o mistério do Imperador AI.
Cryogear combina um versátil núcleo de plataformas com elementos de exploração, shoot'em up e RPG para uma experiência de jogo única e divertida. Explora um mundo aberto único com mais de 50 áreas para descobrir. O mundo em mutação está repleto de obstáculos, lutas contra bosses, diferentes tipos de inimigos, enigmas, áreas ocultas, minijogos e saques para uma experiência de exploração única e gratificante.
Cryogear possui um inventário de RPG em grande escala, combinado com equipamentos, habilidades e sistemas de produção. Alterna livremente entre habilidades ativas e armas durante a ação, o que permite estratégias dinâmicas baseadas em habilidades para cada situação. À medida que avanças no jogo, és apresentado a novas habilidades, armas e equipamentos para personalizares o teu clone de acordo com seu estilo de jogo.