Niche - a genetics survival game que combina simulação e estratégia por turnos com elementos roguelike. Molda a tua própria espécie de animais semelhantes a gatos/raposas/ursos/cães com base em genética real. Mantém os animais vivos contra todas as adversidades, tais como predadores famintos, alterações climáticas e doenças contagiosas.
Ao jogar Niche, o jogador fica a conhecer a mecânica científica da genética (genes dominantes e recessivos, herança co-dominante, etc.). O jogo também inclui os cinco pilares da genética de populações (deriva genética, fluxo genético, mutação, seleção natural, seleção sexual). Todos os conhecimentos estão integrados na mecânica de jogo, promovendo a aprendizagem através do jogo.