A nossa história começa quando um jovem chamado Marche se muda para a pequena aldeia de St. Ivalice.
A sua família tem um passado difícil e para se ajustar à vida no campo ele terá de contar com a ajuda dos seus novos amigos: Mewt, um rapaz tímido e reservado que é vítima de bullying e Ritz, uma excelente estudante cuja forte personalidade a tornou impopular na escola.
Final Fantasy Tactics Advance é um RPG com ênfase em lutas. Os combates sucedem-se por turnos em que cada personagem da tua equipa terá que esperar pelo seu turno para se mover e atacar com magia ou armas. Mas não penses que podes lutar livremente. Ivalice é regida por leis, e se não as respeitares serás enviado para a prisão. Cada combate é assistido por um juiz, por isso será difícil fugires às regras.
Cada personagem pode ter uma ocupação que lhes permite especializarem-se em certas habilidades e aumentar a sua experiência. Por exemplo, o povo mágico Nu Mou é composto geralmente por White Mages ou Beastmasters, enquanto que os Bangaa são melhores Warriors. Para avançares na história do jogo terás de te juntar a um clã e empreender missões. Existem 200 missões a completar, por isso prepara-te para um jogo duradouro.