Redescobre um RPG clássico em Etrian Odyssey Untold: The Millennium Girl, no qual a série regressa às origens na Nintendo 3DS. Regressa ao Yggdrasil Labyrinth numa reconstrução otimizada da masmorra em torno da qual Etrian Odyssey gira, ou explora uma nova história e desvenda o mistério de uma donzela com mil anos de idade: qual será a sua ligação à cidade de Etria?
Quer sejas um explorador de masmorras experiente ou te estejas a preparar para a tua primeira odisseia, há duas formas de enfrentar a aventura neste épico RPG na primeira pessoa. O modo Classic é uma versão melhorada do jogo original, enriquecido com gráficos em 3D, novos elementos de jogabilidade e uma banda sonora orquestral arrebatadora, ou, se preferires, a banda sonora original repleta de sintetizadores. E, claro está, tens total liberdade para personalizar a tua equipa, à boa maneira de Etrian Odyssey.
O modo Story é uma novidade para a série: trata-se de uma narrativa protagonizada por cinco personagens predefinidas. Quando começam a ouvir-se sons estranhos e a ocorrer terramotos em Etria, um Highlander une forças com uma equipa de Midgard Library e uma jovem rapariga que sofre de amnésia, Frederica, para investigar os mistérios. O modo Story também inclui uma área completamente nova e exclusiva para explorares, chamada Gladsheim. As cut-scenes animadas de forma deslumbrante e os diálogos contribuem, igualmente, para o fascínio do título.
Ambos os modos giram em torno de Yggdrasil Labyrinth, uma série de florestas, selvas e ruínas situadas nas profundezas de uma gigantesca fenda que surgiu nos arredores de Etria. Ao ouvires rumores de riquezas inimagináveis, decides partir para explorar a masmorra. Mas tem cautela: trata-se de uma vastíssima construção, dividida em vários pisos, e a única forma de garantir que não te perdes é criar um mapa. Felizmente, poderás fazer isso mesmo desenhando os trajetos no Ecrã Tátil. O jovem cartógrafo tem à sua disposição ferramentas de todas as formas e feitios, incluindo lápis e borrachas, marcadores para tesouros, monstros e itens, bem como uma pequena ferramenta para auxiliar a memória, que te permite tirar notas. Até podes obter um plano aproximado de determinadas áreas e anotar factos importantes.
No entanto, antes de te aventurares no modo Classic, terás de escolher a classe de cada membro da tua equipa, que determinará as suas habilidades. Um Medic, por exemplo, lança feitiços de cura, mas tem pouca capacidade de defesa, ao passo que um Hexer lança ataques de magia formidáveis, mas tem uma capacidade de defesa quase inexistente. As Skill Trees permitem-te melhorar os atributos das tuas personagens e, em certas batalhas, terás a oportunidade de ganhar uma Grimoire Stone. Mune-te de uma destas pedras e terás acesso a atributos muito além das classes das tuas personagens.
À medida que fores mergulhando nas profundezas da masmorra, aperceber-te-ás de que é um sítio perigoso. O combate é alternado, dando-te espaço para respirar e refletir sobre a tua estratégia, bem como para adaptar os teus itens, armas e feitiços. Há mais de cem variedades de inimigos para caçar, alguns mais ferozes do que outros, como o chamado Formido Oppugnatura Exsequens (FOE), que é capaz de te aniquilar ao primeiro contacto. Apesar de seres obrigado a evitá-lo no início, à medida que fores subindo de nível, chegará eventualmente o momento em que já serás forte o suficiente para enfrentá-los. E nada traz tanta satisfação como derrotar um inimigo ao qual já te subjugaste várias vezes.
Mesmo que tudo isto soe um pouco perigoso, nada temas, pois há três níveis de dificuldade, incluindo o «Picnic», destinado aos novatos, e o «Expert», para aqueles que querem sentir a adrenalina do perigo. Dispões ainda de outras comodidades, como a tua Guild House, que serve como ponto de encontro e local de repouso para preparares a tua equipa entre missões e onde podes empreender aventuras especiais ou receber presentes. Também é um local onde podes gerir as tuas Grimoire Stones e até usar o StreetPass para partilhar personagens com outros jogadores ou receber personagens de outros jogadores.
Etrian Odyssey Untold: The Millennium Girl pega em todos os elementos incríveis do explorador de masmorras original e melhora-os com uma nova história, gráficos em 3D e novos desenvolvimentos ao nível da jogabilidade. Conseguirás sobreviver ao Yggdrasil Labyrinth?