Yoshi's New Island é o primeiro título da série desde Yoshi's Island DS, em 2006.
As clássicas jogadas de Yoshi, como o Flutter Jump, o Ground Pound e o lançamento de ovos, regressam e trazem consigo novas habilidades e desafios que tiram o maior partido das capacidades únicas da Nintendo 3DS. Podes utilizar ovos gigantes chamados Mega-Eggs para destruíres blocos e canos que revelarão segredos como moedas e chaves escondidas. Quantas mais coisas destruíres, mais o medidor de Mega-Eggs subirá, o que te valerá vidas extra!
A deslumbrante arte do jogo é baseada em muitos estilos artísticos clássicos, como pinturas a óleo, aguarelas e desenhos com lápis de cera.