Donkey Kong não só lançou a carreira de Mario, até então apenas conhecido por Jumpman, mas também do macaco epónimo, que se tornou ele próprio um herói. Este jogo deu também origem ao género "plataformas", ainda bastante popular até aos dias de hoje.
Esta versão para a NES do clássico de arcada foi um título de lançamento para a consola e uma das adaptações mais fiéis ao original.
Resgata Pauline das garras de Donkey Kong, enfrentando obstáculos cada vez mais desafiantes e derruba o malvado primata da sua plataforma!