Durante décadas, Samus Aran foi conhecida como uma das primeiras protagonistas femininas na história dos videojogos e também uma das mais enigmáticas. Tendo trocado o seu passado assombrado pela vida solitária de uma caçadora de recompensas, Samus finalmente conta a sua história nesta narrativa reveladora e pessoal das suas falhas, dos seus defeitos e da sua motivação. Metroid: Other M é uma colaboração sem precedentes que mistura a produção repleta de acção da mundialmente famosa equipa de criação Team Ninja com os talentos do design de jogos dos criadores do Metroid original. Metroid: Other M é uma dramática nova direcção para um franchise lendário e para uma ousada nova fusão entre cinema, narração e o melhor em entretenimento interactivo.
Metroid: Other M pega nos melhores elementos dos jogos na perspectiva da primeira e terceira pessoa para criar uma combinação perfeita de jogabilidade, narração e cinematografia dinâmica que se assemelha a um filme que o jogador pode controlar. Os jogadores seguram o Comando Wii de lado enquanto navegam e batalham na terceira pessoa. Contudo, a qualquer momento, os jogadores podem mudar imediatamente para os controlos do ponteiro do Comando Wii para examinar e explorar os ambientes na perspectiva da primeira pessoa.
Os fãs de Metroid sabem mais sobre as armaduras e armas de Samus do que sobre a sua motivação mas isso está prestes a mudar. A história começa imediatamente a seguir aos eventos de Super Metroid quando um Metroid bebé dá a sua vida para proteger Samus. Com uma soberba interpretação vocal e um enredo rico, os jogadores conhecem o envolvente passado de Samus nesta sua aventura recheada de acção a bordo do Battle Ship, uma estação espacial em desuso. Ao lançar-se nesta nova aventura, Samus encontra o seu primeiro mentor e Commanding Officer, Adam Malkovich.
O desenvolvimento de Metroid: Other M é uma entusiasmante colaboração entre Yoshio Sakamoto da Nintendo e a Team Ninja. Sakamoto foi o director de Super Metroid em 1994 e a Team Ninja é a conceituada criadora de Ninja Gaiden. Metroid: Other M junta a perícia em design de níveis de Sakamoto ao foco exploratório da clássica série Metroid com a acção cheia de estilo que se tornou a imagem de marca da Team Ninja.