Segue o rasto do tesouro e embarca numa missão de salvamento invulgar em Wario Land: The Shake Dimension. Quando a inocente Queen Merelda é capturada, apenas um herói com determinação, força e coragem será capaz de a salvar. Eis que Wario entra em cena. Ele será certamente capaz de salvar o dia, mas não é porque se importa com a sorte da rainha... ele só quer o dinheiro!
Conta a lenda que o raptor da Queen Merelda, o temível pirata Shake King, tem em seu poder uma carteira com uma fonte inesgotável de dinheiro. Com isto em mente, Wario lança-se ao salvamento da donzela para obter a recompensa.
Com as características exclusivas da Wii e com gráficos e animações de desenhos animados que te deixarão de boca aberta, Wario Land: The Shake Dimension apresenta o carismático Wario num clássico de plataformas em 2D passado em continentes distintos repletos de aventuras.
Usa o Comando Wii para seres capaz de enfrentar inimigos com movimentos especiais que podes ativar ao inclinares ou ao agitares o teu comando. Por exemplo, o Wario’s Ground Punch, um ataque potente que pode ser desencadeado ao agitares o Comando Wii para cima e para baixo, é usado para espantar qualquer inimigo no ecrã sempre que a Wario’s Shake Meter estiver cheia. Serás também capaz de apanhar e lançar os maus da fita inclinando o Comando Wii na direção para onde os queres mandar.
Existem muitas outras maneiras de usar o Comando Wii: inclina-o para controlares os meios de transporte que o Wario tem que usar na sua aventura, ou agita-o para esvaziares todos os sacos de moedas espalhados que irás encontrar. Como é de prever quando existem piratas em cena, cada nível tem uma boa quantidade de dinheiro e tesouros para amealhares. O dinheiro que conseguires será útil para quando visitares a loja onde podes comprar mapas, vídeos e novos itens.
Além do esperado para completares o jogo, cada nível inclui certos desafios que devem ser completados para ganhares estrelas para o Wario, tais como concluir um nível dentro de um determinado limite de tempo. Com imensas passagens secretas para descobrir, vais manter-te ocupado se quiseres encontrar todas as estrelas.