Com Eggman finalmente derrotado, Sonic desata a explorar novas zonas e territórios virgens. Dr. Eggman, furioso com a destruição do Death Egg e com a falha dos seus planos, coloca em acção todos os seus esquemas mais maquiavélicos. Num esforço para se livrar finalmente de Sonic, revisita (e melhora) o melhor das suas criações.