Entra nos bastidores de Pokémon Sun e Pokémon Moon com a nossa entrevista!
Há novas aventuras à tua espera em Pokémon Sun e Pokémon Moon, disponíveis para as consolas Nintendo 3DS a partir de 23 de novembro. Na primeira parte da nossa entrevista, Shigeru Ohmori e Junichi Masuda, o diretor e produtor do jogo, respetivamente, deram-nos a conhecer as suas posições relativamente a alguns dilemas do universo Pokémon. Nesta segunda parte da nossa entrevista, os dois falam sobre a criação de novos Pokémon e sobre o Havai enquanto inspiração principal para a nova região de Alola, entre outros temas.
Nintendo of Europe: Obrigado pela vossa presença aqui hoje. Alguns Pokémon que aparecem em Pokémon Sun e Pokémon Moon são variantes regionais de Pokémon de jogos passados. Como é que surgiram as formas de Alola destes Pokémon já conhecidos?
Shigeru Ohmori: No ano em que comemoramos o 20.º aniversário do Pokémon, quisemos reinventar os Pokémon anteriores de Pokémon Red Version, Pokémon Blue Version e Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition. A nossa intenção era olhar para eles como criaturas reais vivas e pensar que se calhar se se tivessem mudado para Alola e passassem a viver nesta região bastante soalheira, como teriam mudado? Por exemplo, com o Exeggutor existe muita luz solar, o que faz com que o seu pescoço fique bastante comprido...esse tipo de coisas! Queríamos pensar numa forma de tornar estes Pokémon adequados a este novo local.
NoE: À medida que a série foi avançando, os próprios Pokémon tornaram-se mais animados e expressivos. Como é que isto mudou com Pokémon Sun e Pokémon Moon?
SO: Com Pokémon X e Pokémon Y, foi a primeira vez que usámos modelos 3D na íntegra para todos os Pokémon. Isto é algo que considerámos; pensámos em como poderíamos tornar isto ainda mais interessante. Os designers tiveram a ideia de se concentrarem nos próprios movimentos dos Pokémon. Um exemplo é o Pokémon inicial Rowlet, que é uma criatura semelhante a uma coruja, pelo que, obviamente temos a cabeça que gira sem parar. Esse é o tipo de coisa na qual quisemos concentrar-nos.
SO: Depende dos Pokémon. A abordagem para um Pokémon lendário, por exemplo, poderá ser totalmente diferente da de outro Pokémon qualquer. Também temos a região em conta. Desta vez escolhemos o Havai, por isso pensámos no tipo de Pokémon que seria bom para aparecer lá, ou variações regionais de Pokémon pré-existentes, para o qual pensámos: "Como seria se ele vivesse aqui?". Obviamente, toda a gente envolvida no processo de design contribuiu com ideias diferentes. Costumamos discuti-las; todos escrevem as suas ideias e eventualmente acabamos por decidir os novos Pokémon que vamos introduzir no jogo. Esta combinação de ideias desempenha um papel muito importante.
NoE: Dos Pokémon novos que introduziram em Pokémon Sun e Pokémon Moon, têm algum preferido?
Junichi Masuda: O meu preferido é o Exeggutor de Alola, com o seu pescoço comprido. Para mim, tem um aspeto fantástico.
OS: Eu gosto do Rockruff. É como um cãozinho e tem um aspeto mesmo engraçado. Para mim, é algo com que as pessoas poderiam viver e dar-se bem no dia a dia. Penso que o Rockruff transmite bem essa essência.
SO: Quando estávamos a debater ideias para os títulos Pokémon Sun e Pokémon Moon, tivemos uma ideia da vida. Por exemplo, o sol e a lua, sendo ambos importantes para a vida na Terra. Então pensámos numa área em que ambos fossem visíveis e exercessem uma grande influência e o que nos veio à mente foi o Havai. É, obviamente, uma área com muita luz solar, de que toda a gente gosta, mas também tem noites em que se pode ver a lua claramente no céu. É um local maravilhoso! Foi interessante pensar nos Pokémon que poderiam habitar numa área como esta. Foi um local inspirador para nós quando estávamos a pensar na região para estes jogos.