Capítulo 2: Dar vida aos detalhes
Neste jogo, o Mario e os seus amigos têm expressões faciais mais ricas e os movimentos de cada personagem são mais animados. Imagino que Super Mario Bros. O Filme tenha tido alguma influência no desenvolvimento. Foi esse o caso?
Perguntam-nos frequentemente sobre a influência do filme no jogo, mas não sabíamos nada sobre o conteúdo do filme durante o desenvolvimento. Acho que o Tezuka-san e o Kondo-san eram os únicos membros que conheciam os detalhes.
Sim. New Super Mario Bros. foi o primeiro jogo Mario em 2D a usar modelos em 3D. A adoção de modelos em 3D foi uma mudança natural e foi vista como uma evolução significativa em 2006, quando o jogo foi lançado. Além das mudanças visuais que incorporámos na altura, queríamos implementar formas mais cativantes e funcionais de usar modelos em 3D neste jogo de plataformas em 2D. Assim, numa fase inicial do desenvolvimento, definimos o objetivo de descobrir como o podíamos fazer.
Durante o desenvolvimento, não sabíamos quando o filme seria lançado, mas tínhamos a certeza de que algumas pessoas iriam jogar este título por terem visto o filme. Foi por isso que tentámos deliberadamente criar um jogo que não as desapontasse. Assim, para este jogo, dedicámos um orçamento generoso e bastante tempo para criar as personagens com ainda mais cuidado e atenção e com maior detalhe.
Com a tecnologia da Nintendo Switch, conseguimos criar movimentos e expressões faciais mais dinâmicas do que nunca. O número de articulações (12) também aumentou consideravelmente.
(12) As articulações ligam as partes individuais de um modelo 3D. Quantas mais articulações houver, maior será a amplitude e a variedade de movimentos que podem ser exprimidos.
Tanto as articulações como as animações mais do que duplicaram em número em relação ao título anterior. As expressões faciais que são difíceis de exprimir usando articulações foram criadas ao substituir os modelos por modelos novos.
Até os movimentos das personagens pequenas estão retratados com grande detalhe, o que achei muito giro.
A animação do jogo desempenha a função de comunicar ao jogador o estado das personagens. Neste jogo, revisitámos as poses icónicas do Mario dos dias dos gráficos pixelizados. Analisámos todas, incluindo um movimento de salto com os braços esticados e uma paragem repentina após correr. Assim, acreditamos que conseguimos criar personagens que deixam uma impressão forte.
Lembro-me de ficar muito surpreendido com a forma como a expressividade das personagens continuava a melhorar durante o desenvolvimento.
No entanto, embora tenha sido bom que as personagens fossem mais expressivas, surgiu outro desafio quando tentámos virar as suas caras para os jogadores de forma a mostrar as suas expressões. É uma história conhecida dentro da empresa que o Miyamoto-san disse que criar um nariz grande para o Mario na altura do primeiro Mario pixelizado facilitou a perceção da direção para a qual o Mario estava virado. Mas, se virássemos o nariz do Mario para a direção do movimento, como costumávamos fazer, com um modelo moderno em 3D, não conseguiríamos ver as suas expressões faciais.