Capítulo 1: O tema da "transformação"
Neste título, há uma funcionalidade através da qual os outros jogadores são exibidos como silhuetas em tempo real nos jogos online (19). Esta funcionalidade foi concebida para transmitir a sensação de estar a jogar com outras pessoas?
Desde o conceito inicial que quisemos desenvolver um jogo Mario que também fosse divertido de jogar online. No entanto, embora jogar online com pessoas de todo o mundo possa ser divertido, acreditamos que também tem alguns desafios. Por exemplo, em jogos competitivos, os jogadores mais habilidosos conseguem ganhar muitas vezes e sentir-se satisfeitos, ao passo que os principiantes desistem rapidamente porque perdem sempre. Nos jogos cooperativos, os jogadores que não são habilidosos podem prejudicar o desempenho da equipa. Há ainda uma percentagem muito pequena de jogadores que se comportam inapropriadamente e causam problemas. Sempre quis criar um jogo online divertido, isento destes tipos de preocupações. Foi assim que chegámos à expressão-chave "uma ligação informal".
Basicamente, o jogador pode desfrutar do jogo como se estivesse a jogar sozinho. Não tem de esperar para ser emparelhado com outros jogadores. O emparelhamento ocorre automaticamente nos bastidores durante os jogos em modo individual, para que não haja tempo de espera. Se alguém no mundo estiver a jogar o mesmo nível ao mesmo tempo que outro jogador, pode ligar-se e jogar online com ele. Assim, arranjámos ideias para formar esta ligação informal entre jogadores espalhados pelo mundo. Chamamos aos outros jogadores online "silhuetas em tempo real" e, se os cumprimentarmos, eles podem cumprimentar-nos de volta, dar-nos um item, se tiverem, ou até ajudar-nos caso tenhamos cometido um erro. Mas não podem atacar nem perturbar-nos. Queríamos criar uma jogabilidade em que só pudessem acontecer coisas que beneficiassem o jogador, o que resultou no design atual.
Como podemos ligar-nos a outros jogadores de todo o mundo, pensámos que seria boa ideia ter várias personagens entre as quais pudéssemos escolher. Esta é uma das razões pelas quais decidimos, na fase inicial do desenvolvimento, ter um conjunto de 12 personagens. Até o mapa do mundo foi concebido com a ideia de que jogadores de todo o mundo poderiam aparecer e passear juntos livremente.
Tenho a sensação de que, desde New Super Mario Bros. Wii, os jogos Mario em 2D têm sido associados à ideia de "jogar em conjunto". Fizeram um esforço consciente neste título para demonstrar a evolução deste conceito?
Sim, tivemos a preocupação de criar várias formas de desfrutar do modo multijogadores. Não só é possível desfrutar do modo de multijogadores online, como até quatro jogadores podem jogar juntos no modo cooperativo local, tal como nos títulos anteriores (20). E temos uma nova funcionalidade do modo de multijogadores local: se outra pessoa estiver a jogar com o Yoshi, nós podemos montá-lo.
Neste título, os Yoshis podem carregar outros jogadores às costas, pelo que eu ficaria particularmente feliz se visse pais e filhos a jogarem juntos. Se os pais jogarem melhor do que os filhos, podem jogar com o Yoshi e carregar os filhos às costas.
Desta vez, não tem de haver disputas para decidir quem joga com a princesa, pois tanto a Peach como a Daisy são personagens com que se pode jogar! Foi a este o tipo de coisas que prestámos atenção, para que toda a gente pudesse jogar em conjunto.
Na última Entrevista com os criadores de Pikmin 4, lembro-me de Miyamoto-san comentar que adoraria ver o título a ser jogado na sala de estar. Ao ouvir todas as vossas histórias hoje, também consigo imaginar as famílias a jogarem nas salas de estar.