Capítulo 3: Conclui o jogo à tua maneira
Este é o primeiro jogo Mario em 2D nos últimos cerca de 11 anos, mas será certamente para alguns jogadores da Nintendo Switch a primeira vez que jogam um título de plataformas Mario de deslocação lateral em 2D. Isto influenciou o desenvolvimento do jogo?
Debatemos muito sobre que tipo de Mario em 2D seria adequado para os dias de hoje.
Comparativamente com os jogos Mario em 3D, os jogos Mario em 2D podem parecer ter menos variação visual e ser mais difíceis de concluir. Mas fizemos uma pequena descoberta enquanto desenvolvíamos a aplicação para smartphones Super Mario Run (15). Um dos membros da equipa de desenvolvimento, que não tinha muito jeito para jogos de plataformas Mario, disse-nos: "Quero ver mais do jogo, mas não consigo progredir porque não sou muito bom neste tipo de jogo."
(15) Uma aplicação para smartphones lançada em dezembro de 2016. Basta tocar no Mario enquanto este corre sem parar em direção ao Castelo do Bowser.
Ouvi dizer que, no início do nível em que temos de saltar consecutivamente sobre várias plataformas de cogumelos, essa pessoa caía sempre no abismo.
Este nível não nos parecia ser assim tão desafiante, pelo que não nos tínhamos apercebido de que os jogadores poderiam ser desmotivados de continuar a jogar se sentissem demasiada dificuldade. Então, começámos a pensar no que podíamos fazer para os jogadores quererem progredir. Depois pensámos que, se calhar, não há liberdade suficiente. Por exemplo, acho que Super Mario Odyssey foi concebido de tal forma que qualquer jogador consegue chegar ao fim, independentemente da forma como progride no jogo.
Acho que esta jogabilidade está adaptada aos tempos modernos. O Tezuka-san sugeriu que talvez pudéssemos usar os jogos de plataformas Mario em 3D como ponto de referência, visto que a sua jogabilidade foi concebida para os jogadores chegarem ao fim.
Senti que os jogos Mario em 2D tinham frequentemente a reputação de serem muito difíceis. Em comparação com os jogos Mario em 3D, uma ação mal calculada pode levar a um erro ainda maior, visto que temos poucas opções em termos de movimento. Neste jogo, mudámos isso. Concebemo-lo de modo que os jogadores pudessem conquistar o jogo com as suas ideias e usar as suas cabeças, e não apenas a sua destreza, para progredir.
Com tudo isto em mente, achámos que um jogo Mario em 2D adaptado aos dias de hoje teria de ser possível de concluir à maneira de cada um. Por exemplo, até agora, os jogos Mario em 2D têm tido um formato segundo o qual os jogadores concluem os níveis numa determinada sequência. Mas, neste título, os jogadores que querem ser desafiados podem começar num nível difícil e os principiantes podem começar num mais fácil. Além disso, a dificuldade de cada nível é indicada.
Até implementámos um método usado nos jogos Mario em 3D, através do qual é possível desbloquear níveis específicos com itens-chave que são apanhados. Este item-chave chama-se semente fenomenal.