Nesta 12.ª edição de "Entrevista com os criadores", uma série de entrevistas em que vários criadores da Nintendo transmitem, nas suas próprias palavras, o que pensam sobre o desenvolvimento de produtos e os pontos específicos mais críticos para cada um, falamos com alguns dos criadores por detrás de Emio – The Smiling Man: Famicom Detective Club lançado para a Nintendo Switch no passado dia 29 de agosto.
Estive envolvido no desenvolvimento de vários jogos desde a era Game & Watch. Desde as consolas Famicom e Famicom DS à Nintendo Switch, liderei o desenvolvimento de vários títulos, incluindo a série Famicom Detective Club (1) e a série Metroid (2). No outro lado do espetro, também trabalhei em dois títulos da série Tomodachi Life (3).
Gosto de participar ativamente nos projetos, pelo que trabalhei em conjunto com a Miyachi-san em todas as vertentes deste título, desde a criação do enredo à escrita do guião, passando pela consideração e seleção da música de fundo e pelo apoio aos compositores. Além disso, coordenei as cutscenes e a direção. Posto isto, sou novamente creditado como produtor deste título. (Risos)
(2) Uma série de jogos de ação, cujo primeiro título, Metroid, foi lançado para a consola Famicom em 1986, no Japão. A série está amplamente dividida em duas: a série Metroid, composta por jogos de ação de deslocação lateral, e a série Metroid Prime, composta por jogos de aventura na primeira pessoa.
(3) Tomodachi Collection, lançado para a Nintendo DS em 2009, no Japão, e Tomodachi Life, lançado para a Nintendo 3DS em 2013, no Japão (lançado em 2014 na Europa). Os jogadores colocam personagens Mii parecidas consigo, com os seus familiares, ou amigos numa ilha onde o tempo passa à mesma velocidade que no mundo real, tendo de tomar conta delas ao longo das suas vidas.
(4) Um jogo de ação de plataformas lançado para a Wii em 2010. Os jogadores utilizam diversas ações do Donkey Kong, tal como pisar, agarrar e rebolar, de modo a superarem obstáculos, derrotarem inimigos e alcançarem o seu objetivo.
(5) Lançado em 2010. Ao longo do curso, os jogadores recebem dicas que os ajudam a desenhar imagens de diversos temas, mas também podem desenhar livremente.
(6) Jogo lançado para a Nintendo Switch em 2018. Um jogo de ação competitivo onde personagens de vários títulos lutam e tentam arremessar os adversários para fora do cenário. Há mais de 80 personagens jogáveis, incluindo as presentes em conteúdos adicionais, e mais de 100 cenários de batalha.
Não é verdade! (Risos) Neste título, participei enquanto assistente de produção. A minha tarefa era igual à do Sakamoto-san. Juntei-me à equipa na fase de desenvolvimento do enredo, tendo acabado por ajudá-lo a escrever o guião e a coordenar a direção do jogo.
Famicom Detective Club é um jogo de aventura narrativa que foi lançado originalmente para a consola Famicom. É jogado através da perspetiva da personagem principal, um detetive que trabalha na Utsugi Detective Agency. Ao longo da série, a personagem principal depara-se com casos misteriosos e trabalha com o seu chefe, Shunsuke Utsugi, e com a sua colega, Ayumi, para os resolver.