Capítulo 3: Uma nova abordagem, um novo ambiente
Alguns vídeos e imagens aqui apresentados foram criados durante o desenvolvimento do jogo.
O primeiro passo fundamental é criar o que nós chamamos de "lógica", por outras palavras, as mecânicas de jogo que permitem que a história funcione enquanto parte do jogo.
Através de folhas de cálculo. Ao utilizarmos múltiplas folhas de cálculo, organizamos parâmetros como o fundo a utilizar em cada cena, a música que toca em cada momento e para que cena saltamos se cumprirmos certas condições.
O mais ínfimo erro presente no ficheiro poderia levar a narrativa no caminho errado e, por vezes, não conseguia perceber onde tinha cometido um erro.
Durante o desenvolvimento de Famicom Detective Club PART II: The Girl Who Stands Behind para a Super Famicom, usei diferentes ferramentas e construí a lógica sozinho. Desta vez, a Miyachi-san reviu atentamente cada detalhe da lógica e inseriu as correções necessárias.
O Sakamoto-san queria muito mostrar-me o que tinha feito, até declarou presunçosamente: "Sou a única pessoa que consegue criar a lógica desta série, olha para isto!" Mas quando experimentei, não achei muito divertido. (Risos)
É claro que a lógica estava bem organizada, a história fazia sentido. Mas fiquei com a impressão de que faltava qualquer coisa. Enquanto eu pensava na melhor maneira de dar as más notícias ao Sakamoto-san, ele disse-me: "Podes ser honesta." E foi o que eu fiz: "Não achei muito divertido."
Além disso, os outros títulos da série Famicom Detective Club só continham texto, não foram dobrados. Se achasse que os jogadores poderiam não entender alguma coisa por faltarem palavras específicas, podia acrescentá-las e alterar a lógica a qualquer momento. Mas a dobragem deste jogo foi feita bastante cedo, pelo que não podíamos alterar ou acrescentar nada. Tivemos de planear as coisas antecipadamente.
Este é o primeiro jogo totalmente da série em cerca de 35 anos, o que vos trouxe um desafio novo no que à criação diz respeito.