Nesta 14.ª edição de "Entrevista com os criadores", uma série de entrevistas em que vários criadores da Nintendo transmitem, nas suas próprias palavras, o que pensam sobre o desenvolvimento de produtos e os pontos específicos mais críticos para cada um, falamos com os criadores por detrás do Nintendo Sound Clock: Alarmo.
Olá, chamo-me Yosuke Tamori. Sou membro do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Entretenimento e, enquanto produtor do Alarmo, supervisionei o projeto no seu todo. No passado, estive envolvido no desenvolvimento de Splatoon (1), para a Wii U, e do Nintendo Labo (2), para a Nintendo Switch, enquanto designer de software.
(1) Um jogo para a Wii U lançado em maio de 2015. É o primeiro título da série Splatoon, em que os jogadores combatem, quatro contra quatro, em Turf Wars de lançamento de tinta. A equipa com mais território coberto de tinta ganha.
(2) Lançado em abril de 2018. Os kits Nintendo Labo dão aos jogadores as ferramentas para construir e jogar com várias criações Toy-Con – como pianos, canas de pesca, motas e robôs – combinando cartão, a consola Nintendo Switch e jogos.
Olá. Chamo-me Tetsuya Akama. Sou membro do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia e juntei-me a este projeto enquanto diretor. Originalmente, fui designer de produtos. Recentemente, estive envolvido em projetos de hardware como o suporte para Joy-Con para a Nintendo Switch e o volante Joy-Con.
Ah, portanto, dois criadores de departamentos diferentes – um cria jogos, o outro hardware, como consolas de jogos e acessórios – trabalharam em conjunto para desenvolver o Alarmo. Podem dar-nos uma descrição breve do produto?
Claro. Isto é o Nintendo Sound Clock: Alarmo. Resumidamente, é um despertador fora do comum feito pela Nintendo. O que o torna tão invulgar é que possui um sensor especial que deteta o movimento da pessoa, conseguindo perceber se está na cama ou não. Utilizando o sensor, o Alarmo tenta acordar-te repetidamente enquanto estás na cama, para evitar que durmas mais do que devias. Quando sais da cama, o alarme para automaticamente. Outra funcionalidade única é que usa música e efeitos sonoros de uma seleção de jogos da Nintendo sons de alarme, proporcionando a experiência de acordar num mundo de jogo.
Hoje em dia, a Nintendo cria principalmente consolas e jogos, o que torna este produto pouco convencional, não concordam? Como começou este projeto pouco ortodoxo?
Um dos nossos projetos internos era investigar a tecnologia dos sensores de movimento. Como este sensor protege a privacidade ao não utilizar nenhuma câmara, tivemos uma ideia de como podia ser altamente adequado para uso no quarto e decidimos iniciar um novo projeto para descobrir o que podíamos fazer com ele.