Capítulo 2: Os desafios do desenvolvimento interfuncional
Parece que este projeto foi realizado por criadores de software e hardware que trabalharam em equipa, mas este tipo de colaboração é comum noutros projetos?
Não é comum um criador de hardware assumir a função de diretor de um produto que envolve o desenvolvimento de software, como aconteceu com Akama-san neste caso. Mas, por exemplo, durante o desenvolvimento de Ring Fit Adventure (3), a equipa de software fez alguns pedidos à equipa de hardware, do género: "Gostávamos de criar este tipo de jogabilidade, conseguem dar-nos o hardware adequado?" Mesmo que algumas dessas ideias não cheguem ao público, as equipas do software e do hardware continuam a trabalhar em conjunto para desenvolver produtos.
(3) Software para a Nintendo Switch lançado em outubro de 2019. Um jogo de aventura e fitness em que os jogadores encaixam os comandos Joy-Con no Ring-Con e na correia para a perna incluídos e jogam utilizando o corpo todo.
Ainda assim, o processo de desenvolvimento parece ser completamente diferente do de um jogo normal.
O termo "desenvolvimento" abrange uma variedade de áreas: o desenvolvimento de hardware, que concebe o produto físico e respetivas mecânicas; o desenvolvimento do software de sistema, que controla o sensor de movimento e os dispositivos internos; e o desenvolvimento de software de aplicação, que é necessário para o alarme e o ecrã. As culturas diferem consoante o departamento ou o cargo, pelo que nos debatemos muitas vezes ao nível da formação de equipas, tentando perceber a melhor forma de avançar em conjunto.
Até agora, Tamori-san, trabalhou no desenvolvimento de software e Akama-san no desenvolvimento de hardware. Que desafios enfrentaram, dos vossos respetivos pontos de vista, no codesenvolvimento do Alarmo?
Quando se trata apenas de desenvolvimento de software, os testes dos protótipos podem ser realizados só pelos criadores do software, pelo que, de certa forma, tudo avança muito rapidamente. Mas, quando envolve o desenvolvimento do hardware, como é o caso, é necessário criar o hardware, controlar o sensor e o equipamento interno, executar a aplicação e por aí fora, o que torna o processo de desenvolvimento complexo.
Por exemplo, se o software do sistema não controlar corretamente o sensor, o som de alarme emitido pelo software torna-se instável. Noutra ocasião, poderá atribuir-se a falta de responsividade do sensor a um problema do software do sistema, quando na realidade se deve a uma ligeira alteração no design do hardware.
Agora que falamos disso, lembro-me de ter tido dificuldades quando uma ligeira alteração no formato à volta do sensor o tornou menos responsivo. Assumi que fosse um erro do software do sistema, então não consegui descobrir a causa. É particularmente complicado quando não é a nossa área de especialização.