Capítulo 4: A criação de uma nova forma de despertar
Ao comunicar as características do Alarmo, diria que o seu design e tecnologia impressionam, mas os sons de alarme e a música de fundo não devem ser esquecidos. Aquando do lançamento, estão disponíveis como som de alarme sete faixas de cada um dos títulos: Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Pikmin 4, Ring Fit Adventure e Splatoon 3. Como surgiu a ideia de utilizar músicas de jogos?
A conversa acabou por ir parar ao quão agradável seria acordar no mundo de um jogo, então decidimos utilizar músicas de jogos. Como se estivéssemos a acordar numa praia ou num prado, só com a mudança do som de alarme, os cenários em que acordamos muda, como se estivéssemos a viajar. Creio que este é o poder único que a música da Nintendo tem para expressar o mundo e ambiente dos jogos através do som.
Além disso, é reproduzida música de fundo durante algum tempo depois de o alarme parar, e o Alarmo reage aos movimentos com som para criar um ambiente de um mundo de jogo. Muitas pessoas começam a despertar gradualmente conforme se movem. Eu ficaria feliz se as pessoas acordassem revigoradas, como se estivessem num mundo de jogo, movendo o corpo.
Preparámos três modos diferentes para despertar: o modo contínuo, o modo suave e o modo botão. Na verdade, durante a fase de desenvolvimento inicial, existia apenas o modo contínuo, mas a forma de acordar varia com a pessoa. Pessoalmente, consigo sair da cama rapidamente após o alarme começar a tocar, mas não sabia, até este projeto ter começado, que algumas pessoas ficam na cama sem fazer nada cerca de 30 minutos antes de se levantarem. Algumas dessas pessoas eram da opinião de que o modo contínuo era excessivo, então adicionámos o modo suave, que baixa o volume e para após pequenos movimentos.
Recomendamos experimentarem o modo contínuo primeiro e, se parecer demasiado barulhento, mudarem para o modo suave. Adicionalmente, se ligarem o Alarmo à Internet, podem adicionar o modo moderado, que se encontra algures entre o contínuo e o suave, pelo que o utilizador pode escolher o seu modo preferido.
Sim. O sensor de movimento é concebido para ser mais responsivo e funcionar melhor quando o Alarmo é utilizado por uma pessoa, mas de certeza que há muitas famílias que dormem juntas no mesmo quarto. Devido à natureza do sensor, mesmo que uma pessoa saia da cama, o sensor poderá detetar que outros membros da família ainda estão na cama e continuar a tocar o alarme. É claro que, se todos saírem da cama, o Alarmo para de tocar. Porém, a situação varia consoante quem está no quarto, pelo que, para acomodar uma variedade de circunstâncias, adicionámos um modo que faz com que o alarme pare quando o seletor é premido.
A equipa de desenvolvimento está continuamente a testar o produto para o experienciar em primeira mão e para melhorar a sua precisão. Incluindo eu e Tamori-san, cerca de metade dos membros da equipa de desenvolvimento estão a utilizar o Alarmo num ambiente com outros membros da família presentes, e creio que não houve muitas queixas sobre a sua usabilidade.
Outra funcionalidade de que as famílias que utilizam o Alarmo gostam é o toque horário. O toque horário pode ser uma funcionalidade muito útil para definir o ritmo diário da pessoa, servindo de deixa para ir para a escola ou para o trabalho, ou para recordar a rotina diária. E, claro, pode ser desativado, se o utilizador assim preferir. O som e a apresentação no ecrã do toque horário mudam consoante o jogo selecionado, pelo que pode ser apreciado de várias formas.