Capítulo 3: Não é um despertador típico
Chegaram à ideia de criar um "despertador fora do comum" após um longo processo de tentativa e erro, mas imagino que o design e as especificações não tenham sido decididas imediatamente. Que transformações sofreu o despertador?
Enquanto estávamos a desenvolver o protótipo, tivemos também a semana de partilha de ideias que referimos antes, em que as pessoas podiam fazer o que quisessem.
Uma das ideias que surgiu na semana de partilha de ideias. A jogabilidade envolvia usar o corpo para tocar música no ritmo.
Ainda tínhamos algumas coisas para resolver, como a forma de utilizar e apresentar as funções do sensor de movimento.
Nesta altura, o Akama-san tinha começado a dizer que queria incluir muita música de jogos, mas, com este protótipo, era muito difícil perceber que faixas estavam definidas como alarmes. Por exemplo, a primeira faixa de Super Mario era apresentada como "M1" e a segunda de The Legend of Zelda como "Z2".
Isso é só um exemplo. Sabíamos que, se continuássemos assim, chegaríamos a um impasse. Então, tivemos longas discussões sobre as especificações do hardware. Discutimos aspetos como se devíamos ter um ecrã LCD ou se seria melhor colocar um botão em cima para que fosse mais fácil premi-lo. Procurámos um equilíbrio que melhorasse a usabilidade garantindo, ao mesmo tempo, que não perdíamos de vista o significado da utilização do sensor de movimentos.
Originalmente, havia um botão para ligar e desligar e um botão para o volume, mas era chato estar sempre a premi-los. Por isso, integrámos as funções desses botões num seletor lateral. Porém, até essa solução nos pareceu incómoda, por isso, no produto final, decidimos ter apenas um seletor e dois botões em cima.