Fire Emblem: Awakening
Se ainda não estás totalmente à vontade no mundo de Fire Emblem: Awakening, não te preocupes, pois vencer a guerra contra Plegia é uma maratona, não um sprint. Ainda assim, um pouco de orientação calha sempre bem. Por isso, os nossos conselhos deverão ajudar-te a inverter o curso da batalha a teu favor!
Não te deixes enganar pelos puristas... Não há qualquer vergonha em escolher o modo Newcomer! No modo Classic, qualquer unidade derrotada em combate é removida da tua equipa para sempre, ao passo que no modo Newcomer os teus companheiros caídos podem regressar e combater na próxima batalha. Isto significa que podes desfrutar totalmente da história sem que tenhas de te preocupar com a perda de unidades (apesar de deveres esforçar-te por mantê-las vivas!). No entanto, isto não quer dizer que o jogo vá ser canja! Ainda assim, podes desafiar-te a ti próprio escolhendo os níveis de dificuldade Hard ou Lunatic logo no início, já que o nível de dificuldade é independente da escolha do modo Classic ou Newcomer.
Parece óbvio, mas entrar num combate que não és capaz de vencer não é muito inteligente. O Combat Forecast, que é exibido antes de iniciares um ataque, dar-te-á uma ideia de como uma dada batalha poderá correr. Mas é apenas uma estimativa – os possíveis bloqueios, desvios e ataques Critical não são equacionados, por isso não os trates como a palavra do Senhor! Tem também em consideração o triângulo de armas e a forma como a arma que estás a usar te pode dar uma vantagem sobre o adversário (as espadas batem os machados, os machados batem as lanças e as lanças batem as espadas), bem como quaisquer fraquezas que lhe sejam inerentes (as unidades aéreas são especialmente vulneráveis a flechas e a magia, por exemplo). Se planeares as tuas ações cuidadosamente, podes virar o jogo a teu favor e reduzir as probabilidades de derrota!
Naturalmente, a área de perigo vai mudando de forma à medida que o inimigo se vai movimentando ou quando este é derrotado. Como tal, liquidar um adversário que atacaste antes de a tua vez acabar pode evitar que as tuas unidades se transformem em presas fáceis!
Os laços são uma parte importante do combate, já que podes servir-te das relações entre as unidades para aumentar as suas capacidades no campo de batalha. Posiciona duas unidades lado a lado e quando uma ataca ou é atacada, a outra aumentará as suas estatísticas. Quanto mais vezes duas unidades combaterem juntas, mais forte será o laço entre elas e maior será a subida das estatísticas. Para reforçares um laço mais depressa, junta duas unidades usando a opção Pair Up – isto irá agrupá-las numa só unidade até decidires separá-las novamente e oferece benefícios que ultrapassam a perda de um herói.
Uma boa forma de aumentar rapidamente as estatísticas de uma unidade de baixo nível é levá-las a «roubar» vitórias sempre que possível. Mantém os soldados a salvo o máximo que puderes usando unidades mais fortes para desgastares os inimigos até a sua saúde ser praticamente inexistente. De seguida, envia rapidamente o teu herói de baixo nível para executar um ataque que liquidará o adversário. A execução do golpe final dotará a unidade de mais experiência, especialmente se o nível do inimigo for superior ao da unidade que o matar. Usa esse elemento em teu favor, pois algumas unidades inicialmente fracas, tais como Donnel e Summia, podem tornar-se incrivelmente fortes se as ajudares a melhorar!
Os Master Seals e os Second Seals são itens através dos quais podes alterar a classe de uma unidade de soldados, permitindo-lhes aprender técnicas que, de outra forma, não estariam ao seu alcance. No entanto, o truque é saber quando deves usar um deles!
Tal como seria de esperar, os inimigos que enfrentarás à medida que a história se desenrola vão-se tornando cada vez mais fortes. Por isso, é boa ideia tentar aumentar os níveis das tuas unidades o máximo possível como forma de garantir que têm a oportunidade de serem bem-sucedidas. Podes fazê-lo experimentando as missões laterais que aparecem no mapa, ou combatendo um qualquer Risen que surja aleatoriamente em sítios que já tenhas libertado. Em alternativa, as missões dos conteúdos adicionais para download (a que só tens acesso através do Outrealm Gate que aparece quando já tiveres avançado um pouco na história) podem ser jogadas vezes e vezes sem conta para ganhares pontos de experiência e levares as tuas unidades a subir de nível.
Se tudo o resto falhar, a reinicialização parcial é tua amiga! Quando uma batalha não está a correr como querias (especialmente se estiveres a jogar no modo Classic e já tiveres visto algumas das tuas melhores unidades ficarem pelo caminho), premir L, R e Start ao mesmo tempo enviar-te-á novamente para o ecrã inicial com o último ficheiro que guardaste intacto. Depois, podes tentar novamente e experimentar uma abordagem diferente que, se tudo correr bem, resultará numa vitória!