Pokémon Crystal Version
Quando se estreou na Game Boy Color, Pokémon Crystal Version introduziu muitos elementos na série Pokémon. Este jogo, uma versão expandida de Pokémon Gold Version e Pokémon Silver Version, foi o primeiro a permitir aos jogadores escolherem uma personagem do sexo feminino ou masculino. Foi também o primeiro jogo a integrar animações durante os combates entre Pokémon.
Nesta versão de Pokémon Crystal Version tens também a oportunidade de encontrar o Pokémon mítico Celebi num evento após a conclusão do jogo. Na versão original de Pokémon Crystal Version, o Celebi só podia ser obtido com um acessório especial.
Pokémon Crystal Version será também compatível com o Pokémon Bank, tornando possível trazer Pokémon de todos os jogos principais da série para Pokémon Ultra Sun e Pokémon Ultra Moon.