A demo inclui dois níveis completos de Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition que culminam num combate com um boss e demonstram os níveis de dificuldade "fácil" e "normal". Tens a possibilidade de escolher de entre configurações de equipas compostas por caras conhecidas (tanto amigos como inimigos!) do universo Super Mario para as ajudares em batalha. Prepara-te para encontrar também, ao longo de cada nível, Goombas, Koopas, Hammer Bros. e muitos mais. Vê o que acontece quando o Boo Mario conduz uma equipa de monstros, incluindo um Cheep Cheep e uma Fire Piranha Plant, até à batalha com a assistência de um fantasmagórico Boo Luigi!
Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition oferecem uma emocionante mistura de ação RPG e diversão de quebra-cabeças do estilo "Match 3". Nas batalhas, a equipa de personagens e monstros do jogador defronta a equipa inimiga combinando três ou mais esferas do mesmo tipo. Ao combinares esferas do tipo Fire, por exemplo, empregas um ataque feroz que será devastador para os teus inimigos dos elementos Wood, mas de utilização limitada contra um do tipo Water. Além disso, a forma como as esferas são dispostas quando o jogador as manipula permite-te empregar diferentes estratégias. Ao moveres a tua esfera pelo ecrã, as esferas pelas quais passa são também reordenadas em sequência, dando azo a formulação estratégica de cadeias de combinações. Porém, não é apenas a posição de duas esferas que trocas, já que toda a sequência de esferas, do início ao final da jogada, assim como cadeias de combinações mais longas, significam que o inimigo sofre mais danos.
Puzzle & Dragons Z combina os elementos de um jogo de quebra-cabeças e estratégia, de um RPG de exploração de masmorras e de uma aventura de coleção de monstros com mais de 200 tipos de monstros para recrutar, fazer evoluir e incubar a partir de ovos obtidos nas batalhas. Os tipos de monstros incluem dragões, cavaleiros e até demónios, cada um com os seus pontos fortes, habilidades e técnicas. Puzzle & Dragons: Super Mario Bros Edition dá ao jogo um toque Super Mario Bros., sendo que os heróis atravessam oito mundos repletos de níveis no Reino Cogumelo.