Em Springdale existem forças misteriosas que têm causado vários problemas diários. Desde sentir fome, a gastar demasiado dinheiro ou dizer algo menos simpático, existe quase sempre um Yo-kai travesso por detrás destes problemas comuns. Os Yo-kai são personagens encantadoras, engraçadas e traquinas que podem ser avistadas em qualquer parte, vivendo num mundo secreto, e que têm o hábito de criar problemas estranhos entre as pessoas - por vezes com resultados hilariantes. Para proteger a vila, os jogadores terão de estabelecer amizade com o máximo de Yo-kai possíveis. Com um pouco de sorte e uma boa tática isso não será difícil, sendo depois possível contar com a sua ajuda, mas muitos têm os seus próprios problemas que também precisam de ser resolvidos. Yo-kai tais como Jibanyan, um gato abandonado com uma afinidade para lutar contra carrinhas e que procura apenas impressionar o seu antigo dono; ou Komasan, um Yo-kai gentil que necessita de ajuda para encontrar o seu irmão desaparecido. Como novo proprietário do Yo-kai Watch, um relógio com uma lente que permite ver os Yo-kai escondidos, os jogadores devem resolver os mistérios dos Yo-kai, chegar à raiz dos seus problemas e proteger Springdale.
Além da história principal existem centenas de desafios extra em Springdale à espera de serem desvendados pelos jogadores. Explorar e encontrar esses desafios faz parte da diversão: Springdale é uma vila com inúmeras lojas, parques, uma floresta e muitos lugares secretos à espera de serem descobertos. Completar estas missões adicionais permitirá aos jogadores subirem os seus Yo-kai de nível para que estes se tornem ainda mais fortes e, por vezes, até encontrar novos Yo-kai para recrutar! Os Yo-kai também podem ser combinados através da Yo-kai Fusion, que te dá a possibilidade de criar novos e poderosos membros para a tua equipa - alguns dos quais só poderás obter desta maneira.