Descobre mais sobre Axiom Verge com a nossa entrevista exclusiva!
Nintendo of Europe: Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a sua presença aqui hoje. Para todos os que possam não o conhecer, poderia apresentar-se?
Dan Adelman: Olá! O meu nome é Dan Adelman e sou uma das duas pessoas que forma a equipa de Axiom Verge. Axiom Verge foi criado inteiramente por uma pessoa, o Thomas Happ, que é responsável pela programação, arte, animação, música, design – tudo. Eu trabalho com ele, ajudando-o com todos os outros elementos envolvidos no lançamento de um jogo, como os aspetos de negócios e marketing. Antes de trabalhar em Axiom Verge, trabalhei na Nintendo of America durante cerca de nove anos, por isso alguns fãs da Nintendo poderão ter já lido o meu nome algures em notícias relativas à Nintendo.
DA: Quando deixei a Nintendo of America, anunciei ao mundo que ajudar estúdios de produção de videojogos independentes era o tipo de coisa que eu queria fazer, mas não sabia bem quem quereria trabalhar comigo. Considero-me bastante sortudo porque o Tom contactou-me, cerca de um mês depois, e encontrámo-nos para discutir uma possível colaboração. Falámos sobre o projeto e ele enviou-me um protótipo do jogo numa fase bastante precoce e eu pude jogá-lo, o que foi fantástico.
Durante o nosso encontro tinha esperanças que nos déssemos bem e assim foi. Na minha opinião, revelou-se uma parceria muito bem sucedida, porque ele é um perito na área dos videojogos…à exceção da parte dos negócios (risos).
DA: Claro. Axiom Verge é um jogo de aventura, exploração e ação. Os jogadores assumem o papel do Trace, um cientista que é apanhado numa explosão de um laboratório, acorda num mundo estranho e tem de compreender como chegou ali e o que é suposto fazer. Começa a ouvir a voz de uma criatura que está a comunicar com ele através de telepatia e a partir daí parte à exploração deste mundo alienígena.
O jogo tem um estilo visual bastante "retro", é bastante evocativo e inspirado em muitos jogos clássicos. Metroid é provavelmente uma das influências mais óbvias, mas também posso referir Commando(1), Rygar(2), Blaster Master e Ninja Gaiden. Os fãs desses jogos antigos e as pessoas que compram bastantes jogos Consola Virtual poderão ter reconhecido estas referências.
1. Commando: um jogo de ação de deslocação lateral para a Nintendo Entertainment System lançado na América do Norte em 1986.
2. Rygar: um jogo de ação e aventura para a Nintendo Entertainment System lançado na Europa em 1990.
NoE: Então poderia dizer-se que Axiom Verge conta com influências bastante prestigiadas. Como é que o jogo as utiliza para oferecer uma atmosfera "old-school" nos tempos modernos?
DA: Quando o Tom começou a trabalhar em Axiom Verge, estava a tentar desconstruir estes jogos "retro", mais como um passatempo, apenas para retirar um componente de um jogo e um componente de outro e ver se a combinação seria boa, para ver o que funcionava e o que não funcionava.
Cresceu a partir daí. Depois de o Tom estabelecer essa base, depois de ter decidido criar o jogo ao estilo de Metroid – em que existe um mapa do mundo escondido e adquirimos estas habilidades que nos dão acesso a novas áreas – quis depois acrescentar outras coisas que ainda não haviam sido vistas. Um dos aspetos mais diferentes do jogo que emergiu daí foi a mecânica de falhas.