Nos bastidores de Ever Oasis com Koichi Ishii – parte 1
Desde que este jogo foi apresentado na Nintendo Direct de 12 de abril de 2017 tenho vindo a receber feedback caloroso de toda a parte. Muitos dos comentários parecem concentrar-se nas personagens, sendo que muitas pessoas dizem coisas como "o jovem herói e a espírito da água Esna são adoráveis" e "Eu também quero um Noot!" (como o que eu tinha nas mãos durante a apresentação).
Gostaria, hoje, de debruçar-me sobre estas personagens: o herói Seedling, a espírito da água Esna e os visitantes misteriosos chamados "Noots".
Quando iniciámos o desenvolvimento de Ever Oasis, deixámos o design das personagens a cargo do Yoshinori Shizuma2. Gostaria, então, de enveredar pelo processo do design e abordar os pensamentos e as considerações que moldaram as personagens.
Yoshinori Shizuma: um artista de anime e manga japonês.
Um dos pontos-chave de Ever Oasis é o trabalho de equipa e a cooperação entre amigos, pelo que não queríamos criar um herói que fosse capaz de fazer tudo sozinho.
Assim, embora o herói possua o Green Gale, um poder especial que gera um vento forte, encontrará inimigos resistentes aos seus ataques e deparar-se-á com todo o tipo de situações nas quais é impossível progredir sem a ajuda de outros residentes do oásis.
Mesmo as técnicas de combate que o herói vai adquirindo à medida que vai subindo de nível não são habilidades de ataque capazes de provocar danos severos, mas sim habilidades de apoio que incrementam os pontos fortes dos teus aliados.
Uma vez que não há água no deserto, este é um ambiente em que as plantas têm dificuldade em sobreviver. Apesar disto, parecem sempre singrar e até desenvolver-se nessas condições. As plantas contam com o maravilhoso poder de crescer a partir de uma pequena semente e de produzir flores que colocam sorrisos nos rostos das pessoas. Por esta razão tentámos imaginar o aspeto de uma semente personificada e foi assim que surgiram os Seedlings.
Nos vídeos que vimos até agora, o herói sempre foi um Seedling do sexo masculino, mas quando começamos o jogo temos a opção de jogar na pele de um Seedling do sexo feminino. Podemos jogar da forma que quisermos, com um herói à nossa escolha, ao qual temos inclusivamente a possibilidade de atribuir uma cor de olhos e tom de pele.
Sempre gostei de explorar a relação entre espíritos e o mundo. Assim, quando escrevo histórias, os espíritos são sempre um elemento essencial nelas. Vistrahda, o cenário de Ever Oasis, é um mundo deserto, o que poderá levar o público a perguntar-se por que razão escolhemos fazer da Esna um espírito da água.
É precisamente porque Vistrahda é um mundo deserto, no qual a água é um recurso precioso, que tomámos essa decisão. Além disso, em comparação com uma fada leve e delicada, o espírito da água conta com uma presença mais visível (embora apenas o herói consiga vê-la...)
A Esna apoia o herói e partilha das suas alegrias e frustrações, agindo como uma segunda protagonista. Esta companheira ajuda-o a construir o seu oásis, oferece elogios e incentivo e celebra os seus feitos como se se tratassem dos dela própria.