Parte 10 do Boletim Metroid Dread: Antes da partida para o ZDR…
Bem-vindo à última parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid para a Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.
Para todos os que se preparam para explorar este mundo alienígena ao lado da Samus Aran, gostaríamos de destacar alguns aspetos aos quais a equipa de desenvolvimento dedicou bastantes esforços: design, gráficos, programação, efeitos sonoros e música.
"Assim que os elementos essenciais e a visão do jogo foram estabelecidos, iniciámos um processo de design iterativo em que tanto a dinâmica de jogo como o design dos níveis se complementam constantemente."
"Além disso, cada área conta uma premissa diferente que a torna única. As disposições foram pensadas cuidadosamente e adaptadas de forma a condizerem perfeitamente com todas as capacidades da Samus mais versátil de sempre. Eventos, inimigos, habilidades, segredos, etc... Tivemos de encontrar um equilíbrio para todas estas peças e o seu posicionamento, não só da primeira vez que um jogador visita uma área, mas também das próximas, com novas perspetivas e oportunidades de exploração. Esperamos que gostem do elemento fundamental nos jogos Metroid: a exploração."
"Quando o conceito dos E.M.M.I. foi decidido, apercebemo-nos imediatamente de que iria ser um desafio de proporções extraordinárias. Em primeiro lugar, os E.M.M.I. tinham de ser adversários imponentes, capazes de caçar a Samus mesmo com todas as suas melhorias de navegação novas. Além disso, tinham de instilar medo nos jogadores e fazer com que o seu coração começasse a palpitar sempre que se deparassem com eles."
"Trata-se de máquinas capazes de deformar e retorcer os seus corpos através de formas sinistras que lhes permitem adaptar-se a qualquer tipo de terreno e mover-se com total liberdade. Criámos uma tecnologia de navegação completamente nova, diferente das outras personagens, de forma que pudessem ser capazes de perseguir incansavelmente a Samus através de um labirinto complexo."
"Cada um dos E.M.M.I, conta com habilidades específicas que utiliza de forma estratégica para perseguir a Samus. Mas não é tudo; os E.M.M.I. estão sempre à procura da Samus, deduzem onde poderá encontrar-se e tentam localizá-la, mesmo que lhe percam o rasto."
"Assim que detetam a Samus, os E.M.M.I. iniciam a sua perseguição e para tentar escapar-lhes, não há margem para erro. Tenham em consideração o nosso aviso e exerçam cautela!"
"Era evidente desde o início que tínhamos de esforçar-nos ao máximo por atualizar a Samus e fazer com que se encaixasse com a estética moderna sem nunca perder, no entanto, a sua essência. Ao mesmo tempo queríamos conferir-lhe um aspeto mais ágil, rápido e letal do que nunca."
"A partir de um ponto de vista de modelagem, era necessário que a armadura combinasse os traços do seu lado mais potente e clássico com uma mistura de materiais flexíveis e robustos que enfatizassem a sua faceta mais ágil e atlética."