Parte 8 do Boletim Metroid Dread: O planeta ZDR
Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.
A missão da caçadora de recompensas Samus Aran no planeta ZDR tem dois objetivos: um é confirmar a presença do mortífero parasita X, uma espécie capaz de copiar qualquer organismo. O outro é descobrir a razão pela qual se perdeu o contacto com os E.M.M.I., robôs de investigação que haviam sido enviados anteriormente com o mesmo propósito.
Nesta edição mergulharemos a fundo em alguns dos ambientes do planeta ZDR, juntamente com algumas das espécies autóctones com as quais a Samus se cruzará na sua missão. Vamos a isso!
Embora o planeta nunca tenha sido explorado por humanos, análises demonstram que o ZDR partilha características semelhantes (como a temperatura, a humidade, a gravidade e a composição da atmosfera) com o planeta SR388, que a Samus visitou no passado e que destruiu posteriormente na sua missão mais recente.
Nas entranhas do planeta encontram-se ambientes divididos em distintas camadas, cada uma com as suas próprias peculiaridades e organismos. Também existem vestígios da outrora poderosa civilização dos Chozo, como transportes e ascensores que ligam as diferentes zonas.
Após sofrer o ataque de um misterioso Chozo de força avassaladora, a Samus desperta e recupera os sentidos na cavernosa região de Artaria. Esta zona situa-se nas profundezas do ZDR e conta com ambientes de baixas temperaturas. A parte superior de Artaria contém grandes quantidades de magma, que serve como a fonte principal de energia do planeta.
Este quadrúpede é um dos seres que habita no ZDR. Não atacará a Samus, mas causará danos e repeli-la-á se lhe tocar. Não conta com qualquer tipo de proteção, pelo que é capaz de infligir danos em qualquer parte do corpo.
Um pequeno ser voador cuja cabeça se assemelha a um olho enorme. Assim que deteta a Samus, segue-a, aponta e carrega contra ela com a sua cauda pontiaguda. Às vezes desloca-se em bando. O seu corpo delgado e os seus movimentos ágeis tornam difícil acertar-lhe, mas o Wide Beam da Samus é bastante eficaz contra ele.
Este bípede de braços pesados que os arrasta ao caminhar é um dos maiores organismos de Artaria. Como se move pelas trevas, de onde evoluiu, o Muzby não tem rosto. Possui uma pele rugosa e dura e é bastante robusto, pelo que os ataques potentes como os mísseis ou o Charge Beam são os mais eficazes contra ele. A Samus também é capaz de deslizar entre as suas pernas quando levanta os braços para atacar.
"Artaria é onde a Samus começa a explorar o planeta. É uma zona relativamente grande, mas conta com muitas portas que a Samus não é capaz de abrir ao princípio. Podes revisitar esta área após progredires no jogo e obter habilidades adicionais, pelo que é boa ideia marcar esses pontos no mapa. É também possível captar imagens do jogo com o botão de captura para não perderes a pista a nenhum deles."
Alberga o sistema central que gere a distribuição do magma que gera a energia de todo o planeta e que faz funcionar distintas estruturas. O magma ardente flui por muitos sítios e algumas das zonas alcançam tais temperaturas que a Samus não é capaz de penetrar neles com apenas o seu Power Suit normal.
Esta pequena criatura é capaz de colar-se a superfícies e deslocar-se por elas, seja solo, paredes ou tetos. Armazena magma no seu corpo e lança vários projéteis que podem ser difíceis de evitar. Aconselhamos-te a atacar à distância antes de passar para a ofensiva.