Parte 11 do Boletim Metroid Dread: Conselhos para dominar a exploração e os combates
Bem-vindo a esta edição especial do Boletim Metroid Dread! Metroid Dread está disponível para a Nintendo Switch desde outubro e esperamos que já tenhas despendido algum tempo a explorar o misterioso planeta ZDR. Neste relatório destacamos algumas estratégias testadas em campo que poderão ajudar-te quando o desafio parecer inultrapassável.
Avisamos que alguns destes conselhos poderão ser considerados spoilers! Se preferires evitar que estraguemos qualquer surpresa no jogo, sugerimos que leias apenas os segmentos intitulados "Transmissão da equipa de desenvolvimento".
No Mission Log podes conferir uma lista de proezas recentes, como habilidades obtidas há pouco tempo ou o número de bosses derrotados. É também possível reler mensagens de Adam e tutoriais de texto que vão aparecendo. Muitas vezes, uma nova habilidade ou uma mensagem recente de Adam pode constituir uma grande pista para o que fazer a seguir. Recomendamos assim que consultes o teu Mission Log sempre que não conseguires avançar.
Os blocos quebráveis escondidos que encontras na história principal contêm sempre uma espécie de pista referente ao que te espera. Poderá ser um inimigo, um vislumbre num corredor ou até um som suspeito.
Pode ser também que te depares com dispositivos interativos, mostrados no mapa como um símbolo branco na forma de uma mão. Quando interages com eles, o mapa muda de certa forma e um novo caminho abre-se.
R: Experimenta recorrer à opção Icon Highlight no ecrã do mapa. Por vezes a única forma de avançar encontra-se numa área já visitada.
Assim que adquires uma habilidade podes consultar o ecrã do mapa para veres se existem portas trancadas ou blocos destrutíveis que a tua nova habilidade possa ajudar-te a atravessar. O Icon Highlight no ecrã do mapa é uma ferramenta extremamente útil para a exploração que te permite localizar tipos específicos de portas, blocos e até objetos não apenas na área em que te encontras, mas em todo o lado. Se achas que já exploraste a área à tua volta mas, ainda assim, não consegues encontrar um local onde empregar a tua nova habilidade, tenta explorar uma área anterior.
"A série Metroid é composta por títulos em que os jogadores são encorajados a explorar, o que nos levou a criar este jogo com foco num dos elementos-chave: "perder-se". Contudo, por mais perdidos que estejam, existe sempre um modo de determinar a direção a seguir. Encontram pistas escondidas espalhadas pelo mundo durante o jogo, no ecrã do mapa e no Mission Log. Esperamos que se divirtam a unir todas as "peças do puzzle" durante as vossas explorações do planeta ZDR."
Em Metroid Dread as recompensas que obténs após a conclusão do jogo são obtidas com base no teu tempo de jogo. Quanto mais rapidamente concluíres o jogo, mais recompensas obterás.
Dito isto, o tempo de conclusão não inclui tempo passado no ecrã do mapa, pelo que não precisas de apressar-te a ler o mapa. Além disso, se vires o ecrã "Game Over", o tempo não continuará a acumular com novas tentativas – será contado apenas a partir do ponto em que reiniciares o jogo. Se fores derrotado, não terás de preocupar-te com a acumulação do tempo, por isso é preferível que te concentres em superar os obstáculos à tua frente!