Capítulo 2: O poder das mãos do Link
Vamos falar sobre as coisas que mudaram em relação ao jogo anterior. Reparei imediatamente que o Link tem uma aparência um pouco diferente neste título, não tem?
Sim, o seu braço direito. Queríamos uma característica icónica, algo que tornasse óbvio à primeira vista que se trata do Link deste jogo. Por falar no braço do Link, as mãos são um tema importante neste título.
Os títulos da série The Legend of Zelda interligam todos os elementos de jogo, mecânicas e história, combinando-os num só jogo. Para este título, escolhemos as mãos como o tema-chave que reúne todos esses elementos. Por exemplo, as habilidades que o Link usa para resolver quebra-cabeças saem todas da sua mão e do seu braço. Até incluímos isto simbolicamente nas mecânicas do jogo, como em cenas em que há mãos a abrir portas especiais. Este tema também surge aqui e ali como elemento-chave à medida que a história de desenvolve.
O jogo anterior era um jogo relativamente solitário, ou melhor, um jogo de perseverança, onde o jogador fazia apenas uso de todo o corpo e força do Link para percorrer um vasto mundo. A novidade aqui é que, desta vez, o Link dá as mãos e colabora com várias personagens e, por vezes, cria objetos com as suas próprias mãos e utiliza-os para progredir.
Também expressámos o tema das mãos ao implementar o bater de palmas e afins na música do jogo.
Basicamente, as mãos transmitem a ideia de uma ligação. Isto aplica-se também à história, que está ligada ao passado de Hyrule. Também fala de um grande conflito, a Imprisoning War, que era até agora considerada um mito, mesmo em Hyrule.
É engraçado como estas coisas funcionam, não é? Não reparamos nestas coisas quando estamos a desenvolver o jogo. Mas, depois de terminarmos, notamos que todo o tipo de coisas se interligam. E aí apercebemo-nos: "Ah, então era isto que estávamos a fazer..." Não é?
Então há certos aspetos fundamentais que não mudariam porque é uma sequela e torna-se uma questão de criar algo novo dentro desses limites já existentes. Parece ser bastante desafiante.
Somos nós que definimos esses limites, mas nascem novos elementos de jogo quando os passamos. Por isso, estávamos a quebrar barreiras.
Por outro lado, o som manteve o número certo de semelhanças com o título anterior, para transmitir a sensação de que é uma aventura no mesmo mundo.