Capítulo 4: O que faz deste um jogo "The Legend of Zelda"
Sei que desafiar as convenções de The Legend of Zelda foi o tema por trás do título anterior. No entanto, parece que desafiar as convenções das sequelas é o conceito deste título, porque está cheio de elementos novos, apesar de ser uma sequela.
Acho que ele tem razão. Costumamos dizer que devíamos criar jogos através da multiplicação. Por exemplo, nós acreditamos que pegar nas capacidades da personagem principal e multiplicá-la com um mundo que tem muito para oferecer resultará sempre numa experiência diferente para cada jogador. Nesta sequela, como queríamos continuar a oferecer sempre uma experiência diferente, sem alterar o mundo que tem muito para oferecer, era natural alterarmos as capacidades da personagem principal e criarmos algo novo. Foi por isso que reinventámos completamente as habilidades do Link.
As habilidades do Link que vemos no recente vídeo de demonstração de jogo do Aonuma-san são completamente novas e diferentes das do jogo anterior. Mas quando dizem que foram completamente reinventadas, quer dizer que todas as habilidades dele são diferentes?
Sim. São todas novas. Estariam enganados se achassem que as habilidades são as mesmas. (Risos) Em particular, uma das coisas que distingue este título, a diversão de unir objetos uns aos outros, foi algo que o Fujibayashi-san mencionou nas fases iniciais do desenvolvimento. Ele dizia: "É esta a jogabilidade que quero implementar na sequela!"
Por exemplo, utilizei rodas dentadas giratórias como pneus e uni-as a uma tábua para criar um carro. Também fiz um barco movido com pás ao unir tábuas a essas rodas dentadas giratórias. Ao juntar lajes de pedra ao cano de uma arma e a uma Remote Bomb, também criei um canhão que dispara Ancient Spheres. Montei o canhão num carro para criar um tanque. (Risos) Quando mostrei estas ideias, propus que, se o Link tivesse a capacidade de unir coisas, podíamos criar uma nova forma de jogabilidade com os materiais que já tínhamos disponíveis. Foi assim que surgiu a ideia de criar veículos com a habilidade Ultrahand neste título.
Estou a ver. Então, a ideia de unir objetos para criar algo esteve presente desde as fases iniciais do desenvolvimento. No vídeo de jogabilidade do Aonuma-san, era intuitivo e fácil de compreender o que se podia fazer ao unir coisas.
As combinações objeto-a-objeto são algo no qual os nossos designers e programadores se empenharam bastante a ajustar, devido ao enorme número de variações. Quero que os jogadores experimentem várias combinações e encontrem a sua favorita.
Não só podem unir objetos com a habilidade Ultrahand, como podem também construir armas com a habilidade Fuse, por isso, a variedade de combinações é mesmo enorme. A nossa equipa trabalhou arduamente para fazer ajustes especiais a cada objeto, de forma a garantir que os jogadores não se sentissem desapontados e pensassem: "Isto não é o que eu esperava..." Graças aos esforços deles, desenvolvemos muitas armas apelativas que podem ser criadas com a habilidade Fuse. Podem criar uma lança que parece a foice do Anjo da Morte, por exemplo.
Ao início, fiquei chocado e pensei: "O quê? Vamos mesmo para a frente com isto?" (Risos)