Capítulo 2: Trabalhar em conjunto pela primeira vez
Embora compreenda o desejo de criar este jogo em 3D, há bastante tempo que os jogos de ação do Mario usam gráficos 3D, não é? Isto pode acabar por tornar os gráficos deste jogo mais semelhantes aos de outros jogos do Mario. Se for esse o caso, imagino que tenham precisado de conceber um estilo 3D único para a série Mario & Luigi, certo?
Precisamente. O nosso desafio era desenvolver gráficos 3D que realçassem o apelo único da série Mario & Luigi e a diferenciassem de outros jogos do Mario. Tenho de admitir que não estávamos conscientes disso quando o desenvolvimento começou, o que nos obrigou a fazer um desvio enorme. E, na nossa busca por um novo estilo para Mario & Luigi, a certa altura, acabámos por tentar apresentar um Mario mais ousado e arrojado... (Risos)
Depois recebemos feedback da Nintendo a dizer que devíamos tentar tornar a direção artística identificável pelos fãs como pertencendo à série Mario & Luigi. Depois disso, conseguimos concentrar-nos em como iríamos combinar duas coisas: o apelo das ilustrações com, por exemplo, contornos sólidos e olhos pretos bem definidos e o encanto das animações pixelizadas retratando as duas personagens a moverem-se de forma cómica em todas as direções. Diria que foi aí que finalmente começámos a desenvolver um estilo artístico único deste jogo.
O Mario nesta arte conceptual inicial é diferente do Mario que vimos na série até agora.
Na perspetiva da Nintendo, os designs de personagem davam a impressão de ser algo diferente que apenas se assemelhava ao Mario. Por isso, convocámos uma reunião para reavaliar a direção.
Na reunião, a Nintendo mostrou-nos um documento que descrevia o que define o Mario e o Luigi na série Mario & Luigi. Embora tivéssemos apresentado esta versão arrojada do Mario com entusiamo, quando a considerei na perspetiva dos jogadores, começou a preocupar-me a possibilidade de não representar o Mario com que os jogadores queriam jogar. Por isso, quando recebemos essa direção clara da Nintendo, fez todo o sentido para nós. Acho que foi aí que percebemos: "Ah, é isto que devemos tentar alcançar desta vez em termos de estilo gráfico 3D da Acquire", e conseguimos estabelecer a direção basilar.
Tínhamos uma vontade forte de experimentar novos estilos visuais, mas a Nintendo articulou sempre a sua visão de forma convincente.
Sim, foi como se tivéssemos soltado a Acquire na natureza... apenas para termos de ir atrás dela outra vez.
Embora quiséssemos que a Acquire tivesse o seu estilo único, também queríamos preservar aquilo que define o Mario. Diria que foi um período em que tentámos ver como seria possível esses dois aspetos coexistirem.
Como foi mencionado, a Acquire praticamente nunca tinha criado jogos com personagens de outras empresas, então não tínhamos um processo definido para isso. Foi um verdadeiro desafio que enfrentámos ao iniciarmos o desenvolvimento deste jogo. Dito isso, fomos capazes de corrigir o rumo no início do desenvolvimento comunicando da forma que acabámos de descrever.
No lado artístico, tivemos dificuldades em incorporar as características do Mario e do Luigi em ilustrações e em corresponder à expressividade dos gráficos pixelizados originais nos modelos 3D. É tecnicamente difícil aplicar ao 3D estilos possíveis com píxeis, e fizemos muitos pedidos desafiantes às equipas de modelação de personagens e de movimento 3D. Além disso, estávamos decididos a incorporar contornos desenhados, que são uma das características da arte da série.